segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"Vamos tesouro, não se junte com essa gentalha"




Eu queria partilhar com vocês e trocar informações acerca dos seguintes versos:

"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam."

Eu sempre fiquei confuso quanto o significado ajuntar tesouros no céu. O que seria isso? Eu sempre achei abstrato. Tanto quanto o Chaves quando dizia que iria juntar um montinho de dinheiro e devolveria a quem deve no fim do ano.

Mas aí tive alguns esclarecimentos que gostaria de partilhar com vocês:

Ajuntar tesouros no céu não significa você só pensar nas coisas do espírito, como se a carne não lhe valesse de nada, até porque se Deus quisesse que você fosse fumacinha tinha feito você anjo, mas sim fazer com que seus bens materiais sejam disponiblizados pro Reino.

Significa ter a consciencia que todos os seus bens, de sua cueca com freiada até sua conta de banco 5 estrelas não mais pertencem a você, e sim a Deus. Significa ter a mentalidade que o que vocÊ conseguiu não foi porque você é O cara, e sim por que Deus derramou Graça sobre você e isso não tem explicação. E nem tento explicar.

Ou seja, se você estuda numa faculdade pública, ou é concursado, ou é dono de algo não é por que vocÊ lutou pra conseguir e por isso Deus te recompensou, foi Graça. Foi por um propósito: Que vocÊ consagre a Deus a vitória e disponibilize pro Reino. Afinal, quantos lutaram com você por uma vaga, talvez estudado mais e são seus irmaos em Cristo? Porque eles não conseguiram? Porque tem gente que trabalha 3 vezes mais que você e não tem metade do que você almoça? Sinta-se um abençoado, e disponha-se a entregar tudo pro Reino.

Mas então, o que seria entregar tudo pro Reino? Seria por acaso ir na primeira Universal e torrar tudo na fogueira santa? Não meu amado batista, significa ser cristão, imitador de Cristo, e desde o princípioo desejo dele é que o É MEU fosse substituído pelo É NOSSO.

Com isso, você valoriza as pessoas e não as coisas. Você passa a pensar que o carro que você tem pode ajudar a levar e trazer alguem da igreja/trabalho/faculdade, e que nã é uma ferramenta só sua. Que o dinheiro que sobrou legal no fim do mês e você não sabe o que fazer não é pra você juntar pra acumular com o medo do amanhã, se algo acontecer, e sim saber que alg aconteceu hoje! Tem alguém do seu lado que tá passando pela situação dificil que precisa de uma ajuda!

Que o talento que vocÊ tem de cantar, dançar, esculpir, ou pegar laptop com partes não usuais deve ser explorado para abençoar aqueles que apreciam, e sustentar você e você ganhar dinheiro pra ajudar o próximo, repartir!

Isso é juntar tesouro no céu, a meu ver. É você dizer ao próximo : "Olha a casa de praia que comprei! Quando quiser ir lá me avise que te empresto as chaves!", "Vamos almoçar juntos! Sobrou dinheiro e não quero gastar sozinho, você também merece estar junto nesse restaurante!"

Mas pra ter essa mentalidade é difícil. É abrir mão de muita coisa. É viver pela fé e confiar no caráter de Deus de que Ele cuida da gente, e por isso não adianta ficar acumulando riquezas pro porvir.

"Ah, mas isso é um prato cheio pros vagabundos! Um monte de gente vai encostar em mim!" - Sim, mas Paulo diz, aquele que não trabalha que não coma. Porém alie ao fato de que essa pessoa pode não merecer nada, mas você dá pela graça, já que vocÊ não merece ir pro céu, mas vai pela Graça!

"Ah, mas crer que tudo vem pela Graça de Deus e não por recompensa, pode estimular as pessoas a ficarem descansadas, não ter ambição! Com a desculpa de depender de Deus!" - Realmente, é um pensamento bem comum com as pessoas. As pessoas preguiçosas. Egoístas. Que só querem o conforto próprio. Se elas ttivessem a mentalidade de que com + recursos = + gente abençoada = - injustiça social, teríamos mais pessoas dedicadas a crescer em suas profissões e talentos.

Eu poderia continuar aqui e falar sobre dinheiro e como administrar, mas fica pra próxima.

Se alguem conseguir ler isso, comente.


----------------------------------------------------------------------------

Olha esse vídeo amiguinhos:





Debatedores - Arnaud e José Rodrigo.

Se o debate der certo teremos outros. Pra isso, precisamos do retorno de vocês. Pra evitar confusão, dividimos os debatedores em 2, pois se dermos espaço a todos, o horário vai ficar pequeno. Mas o aprendizado será grande.

4 comentários:

  1. Como somos um "povo" de extremos(Freud explica)ou somos muitos egoístas e exibicionistas ou somos humildes(resignados) e sem pespectivas demais.

    O mistério é tentar a perfeição do nosso modelo Jesus confesso minhas dificuldades, mas com o tempo e com as chicotadas que Jeová dá nós vamos melhorando...Ou não!!!

    Boa sorte a todos!!

    Bjs

    OBS: Rapaz, esse texto tá melhor que os últimos que li. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Ops... foi rápido d mais... hehehehehe

    Discordo em um ponto:

    "Porque tem gente que trabalha 3 vezes mais que você e não tem metade do que você almoça? Sinta-se um abençoado (...)"

    Então vc quer dizer que Deus considera uns mais merecedores e outros menos, aleatoriamente? Acredito, com bases bíblicas, que Deus dá pontencial a todos, com objetivos específicos para cada um, e que Ele vê e recompensa o esforço. Veja parábola dos talentos. Vc pode justificar q uns receberam mais que outros. Entendo q o ponto na parábola não é o valor q cada um recebeu, mas o q cada um fez com o q recebeu.

    Só que o nosso entendimento nos impede de ver, certas vezes, que vc passar em um concurso, ganhar um carro, fazer a faculdade X, Y ou Z, constituir família com pessoa X e não com Z pode não estar nos planos de Deus pra vc. Certamente Ele tem algo mais adequado ao propósito geral q cada um tem e ainda não percebido por nossas mentes imperfeitas.

    Tem q considerar q muitos recebem muito financeiramente, outros em sabedoria, outros em habilidade interpessoal e de liderança, outros em senso crítico e discernimento. Cada um com o seu, de forma que todos cooperem para o crescimento do corpo de Cristo. Veja aí q, novamente, o problema está em nossos olhos, ou seja, em limitar o conceito de abundância a um conjunto restrito de coisas, como dinheiro, vida profissional e relacionamento com o sexo oposto.

    ResponderExcluir
  3. Raphael, o que quis levantar em questão não é a habilidade em administrar as coisas dadas, e sim que pra mim realmente a Graça não tem explicação.

    Como explicar nós no Brasil de barriga cheia enquanto tem irmãos nossos comendo pedra de tanta fome na África?

    Não tem como explicar, nem ouso. Mas agradeço a Deus pela vida e me esforço pra multiplicar o que tenho...

    Conseguiu enxergar meu ponto de vista?

    ResponderExcluir