segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sobre curas

Pessoal,

Sou eu (Mario) escrevendo, mas o post tá pequeno! Leiam até o final!!! eheheheheheheh!!!

Na EBD temos a oportunidade de trocar experiências, reflexões, conhecimentos e obviamente, dúvidas, que tentamos responder sob a luz da palavra de Deus.

Neste ultimo domingo surgiu uma questão relevante que achei legal trazer para a discussão no nosso Blog, já que ela não ficou muito bem respondida em sala.

Nossa irmã Nathalia Rossato questionou como devemos interpretar e explicar, as eventuais curas físicas ou psicológicas que as pessoas experimentam em centros espíritas?

Um dos trechos que podem trazer confusão, está lá em Mateus, 12:22-30:

22-Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via.
23-E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi?
24-Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.
25-Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.
26-E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?
27-E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes.
28-Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.
29-Ou, como pode alguém entrar em casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa?
30-Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

Ou seja, um espírita não poderia usar este trecho da Bíblia para argumentar em favor de sua prática?

Como responder a esta questão?

abs,
Mario

ps: O detalhe é que na lição falavamos sobre o Culto... viram como são ricas as discussões na EBD?

7 comentários:

  1. Consegui ler um post do Mario até o final! hahaha

    O que falei na EBD repito (pra quem não tava ou não lembra):
    Deus é o detentor de todo o poder. Ele é quem dá permissão a alguém para realizar algum ato poderoso. E esse alguém pode ser o próprio diabo e seus demônios.
    Claro que podemos nos perguntar "Mas porque Deus faria esse favor ao lado negro?" E é mais uma coisa que não conseguimos explicar (se alguém conseguir me explique).
    O fato é que devemos ter a certeza de não atribuir curas em centros espíritas a espíritos. Quem opera lá são demônios mas não por poder próprio e sim concessão de Divina.

    E mais... falamos ontem tbm que o difícil é convencer os não-crentes disso.
    Nossa parte é falar. O Espírito Santo se encarrega de convencer.

    ResponderExcluir
  2. Entendi que a questão aí seria o uso do argumento de que demônios não expulsariam demônios (no verso 27). Há dois argumentos que podem ajudar contra o mal uso desse argumento:

    1. o texto fala de cura de uma doença espiritual, ou seja, originada por entidades espirituais, e não pela condição física ou psicológica. Dessa forma, o argumento do Matheus pode ser usado. Eu vou mais pela linha de que, assim como todo humano tem certos poderes sobre o mundo físico, seres espirituais têm poderes sobre o mundo espiritual, que tem influência sobre o físico. Com isso, é possível que os seres mencionados possam manipular o físico para cura;

    2. podemos citar a disputa entre Moisés e os feiticeiros do Faraó. Eles, até certo momento, faziam as mesmas coisas para as quais Deus deu poder a Moisés fazer e, no entanto, eles não faziam por providência divina, o que é claro no texto.

    Cabe aquela frase: "o texto fora do contexto servindo de pretexto". Não dá pra interpretar muitas coisas a partir de um versículo só. Tem que ver o contexto geral, situações semelhantes, doutrina bíblica, etc.

    ResponderExcluir
  3. Mas então dá na mesma, né? Porque tanto as curas no mundo físico quanto no mundo espiritual devem ter a permissão de Deus, caso contrário, nenhuma das duas ocorreria.

    Então porque Deus concederia ao demônio o poder de cura? Isso enganaria ainda mais as pessoas e as afastaria mais dEle. Não é?

    Entendam, não quero saber o que Deus pensa ou deixa de pensar, até porque não cabe a mim, tão pequenina, fazer uma coisa dessas. Mas quero poder explicar de onde vem esse poder de cura. Se é que ele existe do lado de lá!

    ResponderExcluir
  4. Querida Nathalia, espero poder ajudar, ou contribuir com minha simples opinião.

    Primeiro, independente da religião que a pessoa professa, quem usa o nome de Jesus com fé, creio ser capaz muitas vezes de milagres. Seja um pastor ou um medium. Como vi uma vez um medium dizer: " Curo em nome de Jesus porque Ele autorizou na biblia. E se isso não acontece, Ele é mentiroso".

    Confesso não ter a fé de ousar algo assim, mas tem gente que ousa e é abençoado pela Graça. Mas essas pessoas por isso são salvas? Não! Não necessariamente. Lembre-se que muitos dirão que curaram, expulsaram demonios em nome de Jesus e Jesus os irá espantar dizendo - " Afasta-te por que não te conheço".


    Outro fator: Demonios tem o poder de fazer sim alguns prodigios, mas eles estão baseados na mentira. São como castelos de areia, ilusionismo. Parecem reais. Tenho um amigo meu que resolveu apelar pra macumba pra resolver a vida dele e realmente mudou de vida. Só que por pouco tempo, e não demorou muito e ele está de novo cheio de problemas e preocupações, que na verdade não foram solucionadas. Fora que muitas vezes, o preço a se pagar é alto, entra-se em dívida com entidades, que muitas vezes se tornam vingativas, caso você os abandone.

    Então podemos discernir entre a Graça, que não encontra motivo ou justificativa, e a mentira, que é mero ilusionismo, que o tempo irá mostrar, então fica meu conselho:

    Tente saber que exigencias foram feitas, qual preço a pagar, qual promessa a cumprir. Diga que o seu Deus quando o faz, não exige nada em troca, Ele faz por que ama! Não precisa dar dízimo pra agradecer, nem testemunho, nem nada! Nem se converter! Basta crer no poder de Jesus!

    Outra, que é mais difícil, é você esperar. Como disse, castelos de areia se desmontam, e muitas vezes temos a oportunidade de ver isso. É nessa hora que temos que aproveitar aoportunidade de mostrar um Deus verdadeiro, que não faz as coisas pela metade, ou baseado em mentira.

    E pra fechar, o mais difícil ainda. Tenha relacionamento. Reflita Jesus. Debates e debates não levam a nada. Apenas uma queda de braço tentando provar quem tem o Deus mais forte, e além de desgastante, nos convida a transformar Deus num ídolo ao comparar com entidades ou santos milagreiros! E não queremos isso. No entanto, faça como Jesus, tente ser amorosa, paciente, interceda pela pessoa, e testemunhe da Graça da transformação concedida por Cristo na sua vida. E creio que o ES vai fazer o resto e dar a deixa pra você, quando os castelos caírem.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal... Se satanas se apresentar da maneira que ele realmente é, ninguém o seguirá. É por isso que ele ousa se passar por Deus (conforme 2 corintios 11:14), e realmente se passa. Como muitos sabem eu nem sempre fui cristão mas fui criado na umbanda até os quatorze anos. Realmente presenciei coisas inexplicáveis incluindo cura. Mas existem os seus 'poréns'. Deus quando cura, Ele realmente cura independente da atitude do beneficiado, vide os 10 leprosos de Lucas 17 e suas atitudes.É GRAÇA! Mas quando alguém resolve largar o espiritismo, a primeira coisa que lhe é feita é uma ameaça de que ele perderá a cura que lhe foi dada.

    O convite que Deus faz é simplesmente "vem e segue-me" enquanto satanas oferece várias enganações (vitória no amor, dinheiro, derrota dos inimigos,...) o que na verdade esconde uma vida de escravidão, pura servidão forçada com direito a ameaça de morte se vc sair. A própria bíblia diz que várias doenças tem causas espirituais (nem todas), concluo então que um ser que é capaz de gerar uma doença também é capaz de retirá-la, concordam?

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Rodrigo...e foi isso que quis dizer tambem..não sei se consegui me expressar...

    ResponderExcluir
  7. Matheus, prometo que vou tentar manter o padrão de textos mais curtos... eheheheh

    ResponderExcluir