terça-feira, 7 de julho de 2009

Sobre o conhecimento de Deus

Uma coisa que me incomoda na mídia em geral, é a associação que fazem entre religião e ignorância. Parece que as pessoas que tem fé são um bando de idiotas que ficam balbuciando frases feitas aprendidas nas igrejas e incapazes de debater qualquer outro assunto ou então de uma reflexão mais profunda.

Na verdade, fico até mesmo irritado quando um vejo um monte de gente que não entende absolutamente nada sobre religião, especialmente o cristianismo, falando um monte de bobagens como se fossem os maiores especialistas no assunto.

Afinal, a Bíblia nos convida a ser ignorantes? É claro que não! Para ser até óbvio demais, Provérbios, está lotado de versículos que nos convidam ao estudo, a obtenção de conhecimento. Por exemplo, Prov 23:12 - "Aplica o coração ao ensino e os ouvidos às palavras do conhecimento.", ou ainda, Prov 24:5 - "Mais poder tem o sábio que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto."

Em toda a Bíblia, vemos uma infinidade de conselhos úteis e práticos que se aplicados na sociedade atual, tornariam os homens mais calmos, honestos, menos embrutecidos, ignorantes... mas não as pessoas preferem fazer citações de Friedrich Nietzsche, um filósofo alemão desequilibrado e infeliz cujo obra não constroi nada, só ensina a glorificar o individualismo e criticar o cristianismo.

Deixo para vocês um citação de Charles Spurgeon, que li num excelente livro chamado "O conhecimento de Deus" de J. I. Packer...

"Nada é melhor para o desenvolvimento da mente que contemplar a divindade. Trata-se de um assunto tão vasto, que todos os nossos pensamentos se perdem em sua imensidão; tão profundo que o nosso orgulho desaparece em sua infinitude. Podemos compreender e aprender muitos outros temas, derivando deles certa satisfação pessoal e pensando enquanto seguimos nosso caminho: "Olhe, sou sábio". Mas quando chegamos a esta ciência superior e descobrimos que nosso fio de prumo não consegue sondar a sua profundidade e nossos olhos de águia não podem ver sua altura, nos afastamos pensando que o homem vaidoso pode ser sábio, mas não passa de um potro selvagem, exclamando solenemente: "Nasci ontem e nada sei". Nenhum tema contemplativo tende a humilhar mais a menste que os pensamento sobre Deus..."

Por isso, deixa de ser mané e vai estudar! E principalmente, lei sua Bíblia!
Pax!
Mario

2 comentários:

  1. O triste é que tem muito crente ignorante por aí mesmo... mas acho que a tendência é esse perfil mudar, pq vemos a cada dia que passa mais cristãos em lugares estratégicos, se destacando em cargos de chefia, em universidades, etc.
    Só depende de nós mudar essa visão errônea que foi passada ao mundo ao longo dos anos.

    ResponderExcluir
  2. é. O solucionamentu do negocio é isso, coisa pra fazê as coisa coisá direitu, pro negosio de Cristo posperá.

    ResponderExcluir