quinta-feira, 9 de julho de 2009

FAÇA SUA PARTE!

Fala pessoal, este blog uma vez por semana vai dar a oportunidade de alguem expressar o que sente através de um post. E o primeiro post fica com a Amanda!

VOCÊ FOI CONVOCADO. E AGORA? CHEGA JUNTO!
Tem uma frase que me dá arrepios quando ouço... acredito que a maioria de vocês já deve ter ouvido também, ou até mesmo dito (confesso: eu também já disse!)... a frase é: “Eu não tenho tempo pra fazer isso ou aquilo na ‘igreja’... estou muito ocupado”. Ai ai ai...
Gostaria de refrescar nossas memórias com alguns textos bíblicos.
Quando Jesus chamou os discípulos, eles estavam trabalhando. Pedro e André estavam pescando, Tiago e João consertando redes (Mateus 4:18-22) e Mateus estava na coletoria (Mateus 9:9). Isso significa que Deus não espera que Sua obra seja feita por um bando de desocupados! Ter tempo para Ele é uma questão de prioridade, por isso Ele convoca pessoas ativas, cheias de ocupações, porque os desocupados têm muito tempo livre, não precisam abrir mão de nada por Deus. E o que é viver o Evangelho? É ter uma vida abundante; ter a paz que o mundo não dá; e muitas outras coisas que eu poderia ficar aqui listando... mas não seria uma vida de renúncias também? SIM. Esse é o “X” da questão... o que o Pai quer é saber se você está disposto a abrir mão de suas vontades por Ele. Sacou?
Muitos podem estar pensando: “eu não sei fazer nada”, ou “só sei fazer isso ou aquilo”. Muito bem. Se não sabe, melhor ainda, porque quem vai agir não vai ser você, e sim o Espírito de Deus. E o segundo grupo que sabe (ou acha que sabe) alguma coisa, você meu (minha) caro (a) deve ensinar/treinar a outros para que a obra cresça. Dêem uma lida em Êxodo 35:30-35. Se você se julga pequeno, pouco capaz, você é a pessoa certa para Deus usar (Aleluia), porque Ele não convoca pessoas cheias de si, mas aqueles que dependem exclusivamente do Seu poder para tocar o barco. É F A N T Á S T I C O quando nos colocamos nas mãos de Deus e vemos o que Ele faz através de nós... coisas que nem imaginávamos sermos capazes de fazer! Nem imaginávamos porque não poderíamos mesmo fazer sozinhos. Tenho um exemplo pessoal sobre isso...
No início de 2008 fui convidada pelas “tias” Euda e Ester para fazer parte do Departamento Infantil da PIBF (aiii Primeira Igreja Batista da Freguesia). Sabem o que eu respondi? “Senhor, passa de mim esse cálice” (ainda fazendo piadinha tosca...). E adivinhem o que aconteceu? Lembram de uma campanha que a Irmã Eunice fez, pedindo que algumas pessoas abrissem suas casas para fazer um trabalho de evangelismo com as crianças vizinhas (Classe de 5 dias)? Pois é... entrei de gaiato no navio na Classe de 5 dias na Covanca nas férias de Julho de 2008 (quem não souber o que é isso, terei o prazer de explicar), e estou lá até hoje, graças a Deus. Mais de 70 crianças já ouviram sobre Jesus!!! Sem contar os adultos, mas essa história já daria outro texto, fica pra depois... Queridos, eu nunca tive vontade de trabalhar com crianças, nunca fiz nenhum tipo de treinamento para isso, também não sou nenhum gênio. Sou só uma pessoa que aceitou o desafio e está colhendo saborosos frutos. E quer saber? Tenho tempo pra faculdade, família, namoro, igreja, lazer...
Talvez você esteja pensando que não tem espaço pra você, que já tem muita gente trabalhando, mas não se engane. Nosso Mestre disse que a seara é grande, mas poucos são os trabalhadores (Mateus 9:37), e Ele também nos ordenou (A TODOS NÓS) que falássemos do seu Evangelho (Mateus 28:18-20). É importante ofertarmos para missões, é importante orarmos, mas essas coisas não nos isentam de IR. Assim como Arão e Hur sustentaram as mãos de Moisés levantadas para que Josué vencesse Amaleque (Êxodo 17:10-13), os que estão com as mãos ‘na massa’ também necessitam de ajuda para continuar com os braços erguidos, seguindo em frente. E você pode sim ajudar de alguma forma, mas para isso é necessário estar perto dos que trabalham (Arão e Hur estavam lá, na cola de Moisés).
Temos que lembrar também que desocupados na igreja só dão trabalho. Já era assim na igreja de Tessalônica, hoje não é diferente (2 Tessalonicenses 3:6-16). É muito melhor fazer algo útil, somar forças ao exército de Cristo, do que ficar de picuinhas, fofocas, se metendo na vida alheia, etc. (esse assunto também dá outro texto).
Alguns podem estar pensando que fizeram (ou tentaram fazer) coisas que não deram certo, ou que não viram o resultado daquele trabalho... pois bem. O “tio” Paulo em 1 Coríntios 3:6 disse que “ele plantou, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus”, e nessa mesma carta em 15:58 afirma que “em Deus nosso trabalho não é vão”... então essa sua desculpa também está furada. Tem uma frase que o pessoal do Alfa e Ômega (grupo de universitários cristãos da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo) cita que gosto muito... é assim: “O êxito ao testemunhar consiste simplesmente em tomar a iniciativa de compartilhar a Cristo, no poder do Espírito Santo, deixando os resultados com Deus.” Diante disso tudo, só tenho mais uma coisa a dizer: ‘Vamo que vamo’ fazendo nossa parte sem nos preocupar em ver os resultados ou ganhar elogios, porque isso não cabe a nós. Levanta dessa cadeira e mexa-se, porque o tempo está passando! Chega junto!
Fiquem com Deus.


Ela escreve pouco né? Mas escreve bem! E aí o que você achou? Concorda? Discorda?

Tem algum texto bacana? Procura a gente pela net ou la na PIB mesmo!

Paz!!

7 comentários:

  1. Ninguem comentou? Comento eu de solidariedade...
    Belo texto, pastorinha.

    ResponderExcluir
  2. Bobo...
    Nem vou repetir a frase "Senhor, passa de mim esse cálice" sobre o "pastorinha" pq já viu no que deu a última vez que disse isso, né?!
    hehehe

    ResponderExcluir
  3. Tô boba com o post da AMANDA!!! Tô pensando até em convidá-la para pregar no Mês da Juventude... hehehehe Mas, serinho, concordo com o ela disse em gênero, grau e número. Vamos lá juventude da PIBF mostrar seu valor e talento!! Tô junto de vcs pro que der e vier. E não esqueçam o que o nosso Mestre disse: "Eis que estou com vcs até a consumação dos séculos" (Mat.28:20 parte) bjssss

    ResponderExcluir
  4. Peraí... vamos com calma... não me inibe.

    ResponderExcluir
  5. Mandou mto bem, TIA Amanda
    E vamo q vamo mesmo que com Ele no controle a gente faz o inimaginável =)

    ResponderExcluir
  6. Taí um bom nome pra um jovem levar a palavra num domingo desses...

    ResponderExcluir
  7. Amanda,
    amei...tudo o que vc disse. Mas ao mesmo tempo entendo desafiante se colocar a disposição de Deus para que Ele nos use da maneira que Ele quer.
    Parabéns pelo seu trabalho e das demais pessoas lá na Covanca, com certeza nenhuma família ou criança vai se esqueçer de vocês e da Palavra levada a eles.
    Bjs
    Juliana

    ResponderExcluir