sexta-feira, 24 de julho de 2009
Laranja madura, na beira da estrada....
Como todos os leitores assíduos deste blog, podem ter notado que muitas discussões e polêmicas tem sido levantadas aqui. O blog além de nos informar sobre o que está rolando e o que vai rolar na PIB Freguesia, tem debatido de forma respeitosa diversos aspectos da vida cristã, e parabenizo todos meus queridos jóvis pelo conteúdo aqui acrescentado.
E notei, que o consenso geral quanto a essas questões, sejam roupa que se deve usar, ou como a igreja deveria se portar, e muito mais coisas que me fogem da mente é que é necessário o bom senso, discernimento e amor para saber pesar cada questão.
E pra isso é necessário maturidade espiritual. Creio que assim como a maturidade "secular" não necessariamente se ganha com a idade, o que é uma pena pra mim, a maturidade espiritual também independe de quantos anos você tem de igreja, ou que ministérios você tem participado. É uma questão sua e com Deus primeiramente.
Não vou falar muito sobre maturidade, porque confesso que é algo que ainda me falta. Independente de qual maturidade seja, o que é uma vergonha, mas eu prometo que um dia cresço. Mas tem algumas coisas que eu gostaria de sugerir aqui que seriam necessárias para alguem se dizer maduro.
Primeiro, um cristón maduro tem que saber que independente dos PODE e NÃO PODE, da LEI e da GRAÇA, Jesus Cristo tem que ser o centro de tudo. Ser cristão pra mim é não ter nenhuma outra opinião, outro ponto de vista que não seja o de Jesus Cristo. E a forma de se basear nisso, é através da Palavra. Um cristón maduro sabe que sem o auxílio diário da bíblia é muito difícil tomar decisões certeiras.
Um cristão maduro tem a consciencia de que sem amor, tudo é em vão. Sem o amor e a gratidão pelo sacrificio de Cristo, tudo que for feito vai ser um ritual, uma tentativa de retribuir essa morte, pagar a prestação da casa própria do céu. Somente o amor deve nos impulsionar a espalhar que fomos resgatados da morte por um Deus vivo, e que Ele morreu por nós. É por que amamos nosso mestre, e não pra cumprir sentença. Mas se você procura uma religião, sugiro o budismo, toda aquela quietude, natureza, verde, chinesinhos pra lá e pra cá né?
Além do amor a Deus, o cristão deve ter o amor ao próximo como bussola. Abandonar o EU e pensar no ELE. Lutar com todas as forças para que o próximo tenha sua fome saciada, tanto a espiritual quanto a física. É saber que por amor, você não vai vestir bermuda pra não incomodar algum senhor com mente mais " tradicional". É se despir de seus gostos pessoais musicais em prol do próximo, já que nem todos vão querer cantar louvor no ritmo de rock, axé, pagode, forro, só por que vocÊ quer. Mas se tocar, você vai aceitar, não vai bater o pé nem fazer beicinho, por que você sabe que iso pode edificar a vida de alguém.
É perdoar. Não guardar mágoa contra ninguém e nada que tenha sido feito contra você seja de propósito ou não. É ter a consciencia que seus pecados só são perdoados se você perdoar primeiro, é não ficar melindroso. Não perdoar, é coisa de frutinha.
É saber discutir e ouvir opiniões contrárias e não ficar de nhenhenhém só por que talvez você não foi entendido ou seus argumentos foram quebrados. É saber ouvir, receber críticas e absorver o que é bom.
É ter a certeza absoluta e a mais barulhenta calma de que naquele momento mais difícil da sua vida, em que nada faz sentido, que sua vida está de pernas pro ar, que Jesus já está intercedendo por você, está agindo e dizendo, que todas as coisas vão cooperar pro seu bem. E você confiar.
Isso são só algumas coisas que me vem a mente, embora creia que há muito mais, mas estas já me bastam pra denunciar quato preciso ainda amadurecer em muitas coisas.
VocÊ pode rir da minha imaturidade nos comentários, ou sugerir mais coisas necessárias para o crescimento, ou simplismente confessar sua imaturidade também. Sua opinião é sempre importante. Sayonara.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meu caro, ser cristão é difícil...
ResponderExcluirQuando Jesus disse em Mateus 18 que para entrarmos no Reino dos céus deveríamos ser como as crianças, creio que Ele refería-se tambem à pureza da fé que as crianças têm. Lembro-me de quando eu era criança o quanto era fácil acreditar em milagres, crer na intervenção de Deus. O problema é que quando a idade de ficar face-a-face com as dificuldades chega, somos "expulsos da Terra do Nunca".
Mas mesmo assim, Deus não deixa de agir 'pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.' Salmo 103:14
Olá Pessoal,
ResponderExcluirJá fui membro da PIBF à muitos anos, e talvez alguns de vocês me conheçam através da Equipe Alpha.
Sou líder do Grupo Jovem da Igreja Evangélica Ministério Alpha.
No próximo sábado, 26 de Setembro às 19h, será realizado um culto de gratidão pelo primeiro ano da "nossa" UniJovem. Estará conosco um grupo de teatro que apresentará uma peça entitulada: "O terrível mundo das drogas", após o encerramento do culto, teremos uma FESTA TROPICAL. O objetivo é evangelizar os não crentes e integrar os jovens de Igrejas da Freguesia, Anil e Taquara.
Será oferecido um jantar tropical com direito à tematização (tochas, colares, velas, comidas tropicais, frutas e clipes musicais).
Enviamos formalmente à PIB da freguesia um convite, no entanto soubemos hoje que infelizmente não foi encaminhado aos lideres da UniJovem daí... Então pedimos que repassem ao lideres (se não me engano Mario e/ou Glaucia).
É necessário que sua presença seja confirmada por email raphael.rubini@gmail.com ou pelos telefones: 9392-7562 ou 9389-9440.
A entrada é franca! Esperamos por vocês!
Fiquem na paz,
Raphael e Rafaela
Líderes da UniJovem Ministério Alpha
-->> Endereço: <<--
Rua Oscar Lopes, 709 - Anil