sábado, 18 de julho de 2009
Com que roupa eu vou?
Outro dia na EBD conversando sobre o tema Eclesiologia, tema deste trimestre, chegamos a uma discussão sobre vestuário, sobre o que seria apropriado ou não numa igreja, e quais critérios usados. Discussões inflamadas dizendo pró e contra ao uso de bermuda num culto, por exemplo.
Aqui vos deixo minha humilde opinião a respeito de um tema que a princípio parece banal, de voto vencido, mas que é interessante separarmos alguns aspectos para pensar.
Mas gostaria de argumentar através de frases que todos nós já ouvimos alguem dizer, ou até nós já dissemos. E bah, a quem vou enganar...pra levantar polêmica, briga, fight, sangue!
"Você iria com essa roupa pra algum encontro formal?" - Pergunta interessante. Usada pra demonstrar que necessitamos ter um minimo de respeito ao local que iremos frequentar, comparando a igreja com um tribunal, escritório, até o palácio de um rei ou presidente da república. É, realmente se eu for de bermuda no fórum não passo nem
da fachada. Então por que eu vou todo "displicente" pra casa do Senhor?
Bom, aqui vai meu ponto de vista:
Parto do princípio que sou amigo de Deus. Tá certo, não sou aqueeeele amigo, se Deus quisesse me chamar de colega, poderia muito bem, pois sou vacilão. Mas por amor a Jesus, além de filho, ele me chama de amigo. "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer."(joão 15:15). E parto do principio que se tenho um amigo, tenho intimidade pra falar com ele na hora que quero, e da forma que quero. Nunca um amigo meu chegou pra mim e disse : " cara, troca esse short, só depois que você trocar te darei atenção". Podia ser o short mais ridículo do mundo, mas se é meu amigo, depois das risadas, ele via dar atenção.
Por que então vamos ficar com essas frescuras com Deus? Ou sou só o único que aproveita o silencio da hora do barro que troca um lero com o Pai? Ou no banho? Nô onibus... Talvez essa minha irreverencia seja a causa de muitos problemas meus né? Perdoai-me Pai.
Mas dirão - VOcÊ tá na casa de Deus! Na casa do Senhor!! Droga, preciso voltar a EBD, porque juro que tinha entendido que Deus não habitava mais em lugares feitos por mãos humanas. Mesmo que consagrassemos, não conseguiriamos aprisionar Ele a um lugar específico, que Ele estaria em todos os lugares, até numa boate gay (ui!) e centro de macumba! E Ele disse ainda que socorreria a quem invocasse o nome dEle, sem precisar da carteirinha de evangélico! Preciso voltar pra classe da irmâ Neise, to interpretando tudo errado. Perdoa-me Pai.
Então ta tudo liberado? Pode ir de bermuda? Camiseta? A terra não vai se abrir e me engolir? Não, não vai, só se o hino que cantamos "vem, vem como estas para adorar" estiver errado. Ou quando Deus disse que Ele não olha pro exterior, só pro interior era só brincadeirinha, Afinal, Ele é o Paai do INRI.
Enfim, concluo que com base nesse meu argumento, que pode estar falho, perdoem minha iguinorança, é que Deus não tá nem aí se você o busca vestido de bermuda, terno, farda, ou roupa de cheerleader. Ele está de braços abertos a abraçar por que Ele olha é pro seu coração.
Mas então por que diabos (tá amarrado) o pessoal não vem de camisetinha, chinelinho, e as irmãs de shortinho e top? Afinal, é verão! Simples, por que temos uma coisa chamada RESPEITO ao próximo. Por que temos uma coisa chamada BOM SENSO, que nos norteia a pensar se o que vamos vestir, comer, fazer é pra glória de Deus, ou se o top e o shortinho da mocinha não vai inspirar noites pecadoras de algum adolescente ou vovô sonhando em passar na farmácia e comprar o diamante azul.
Isso é uma forma de amar o próximo. Mas não misturem as coisas. Estudem, vão na EBD, leiam a bíblia, pra não deixar-se levar pelo que os outros dizem, e assim soar ignorante.
Foi isso. Fui muito desbocado? Perdão amigos, por que eu sei que Deus perdoa. ;)
Se você concorda, discorda ou tá em cima do muro, comente. Tenho muito a aprender com você.
E todoa amanha as 9 na EBD.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O pior é que eu concordo...
ResponderExcluirconcordo plenamente temos q parar d ser esse rotulo.... pois de rotulos o inferno tah cheio, o que importa mesmo é o q esta dentro da embalagem
ResponderExcluirAs igrejas e a nossa em especial está cheia de pessoas que se preocupam muito em cuidar da aparência(imagem de bom cristão) mas o coração nem está lá e nem nas coisas de Deus.
ResponderExcluirBjs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPois é, esse assunto é bastante delicado. Analisando bem, os dois lados têm razão. Tanto a galera que vai mais social quanto o pessoal da bermuda, ninguém está errado. Acho que cabe a nós o bom senso para julgarmos (sim, eu disse JULGARMOS!rsrs...)
ResponderExcluirNão tem problema o irmão ir de bermuda, ou a irmã com aquela calça 'pescando'. Só acho que a galera deve pegar leve nos decotes, nas roupas transparentes, nas blusas abertas,nas costas nuas, nas calças apertadas, nas estampas (caveiras, serpentes, etc.) e nos dizeres (tem cada blusa com umas mensagens em inglês interessantíssimas, a mais maneira que ví na igreja foi com a seguinte frase: Who farted?!).
Galera da bermuda, lembrem-se: BOM SENSO!!
Abç!
Rodrigo, quanto ao assunto roupa sensual, eu acredito que vocÊ entra no mérito de " será que isso vai edificar meu irmão? Ou vou soar ridícula(o) com isso?
ResponderExcluirPor que acredito que isso serve pros 2 lados, porque se bobear daqui a pouco aparece um rapaz com calça apertada de couro...
Bom senso é a palavra chave, ele te leva até a perguntar pro irmão - " ta legal essa roupa ou eu troco?"
enfim, é isso...e onde se compra a camisa do " Who farted?"
Concordo que não devemos abominar nem quem vai de bermuda ou chinelo (até pq tem umas sandálias femininas que não sei pq q são mais "apresentáveis" q minhas havaianas) nem quem vai de terno, chale ou anágua.
ResponderExcluirDeus vai aceitar o louvor de ambos, desde que sincero.
Mas uma coisa sempre penso pra me policiar: 'estou me vestindo melhor pra ir naquela festa que pra ir pro culto?'
Quando a ser decente, o negócio é ter misericórdia de quem vai estar com vc na igreja (se é que me entendem).
Todos nós temos um ponto, mais temos que lembra o que nos diz Paulo " se o teu olho faz pecar o seu irmão, tira fora.." temos que ter a responsabilidade de não fazer um irmão pecar.
ResponderExcluirabrç galera!!
Será que tem irmão que peca quando me vÊ de bermuda?
ResponderExcluirSem dúvida alguma..
ResponderExcluirImagina uma mulher com as pernas grossas de fora, o bubum bem apertado.. (desejo)
Convenhamos né..