sexta-feira, 31 de julho de 2009

Oh vida, Oh céus, oh azar!


Sabe aquelas horas em que tudo dá errado? Que na verdade não são horas, muitas vezes são dias, até meses, que tudo que você toca parece dar errado. É sálario que atrasa, ou matéria da prova que você estuda e cai o que você não sabe, roubam o seu salário, ou seu dinheiro cai do bolso, ou fica doente numa data importante, ou perde a voz no dia que você vai cantar na frente da igreja.

Assim como Neston, existem mil maneiras de se ter azar. Mas peraí... crente tem azar?

Se crente não tem azar, ou eu não sou crente, ou sou uma espécie nova, o Crentus Azaradius.

Mas e Deus? Onde entra Deus? Bom, Jesus me ensinou que Ele estaria em todos os momentos na minha vida. Sejam os bons, e os ruins. Sejam aqueles que sinto arrepios espirituais, vejo anjos,dou rabo de arraia no capeta, assim como aqueles que tem um vazio tão grande que tudo que for contra o racionalismo parece ser uma grande bobagem. Que a chuva chove pra todos.

Mais na frente, Deus ensina a Paulão que até os momentos de azar no fim das contas ajudam aqueles que amam a Deus. Que todos os momentos ruins que passamos, as angústias que parecem não ter fim, os problemas, chateações, a topada com o dedinho na quina da mesa, vai cooperar pro nosso bem.

Mas é necessário enxergar. É necessário exercitarmos nossa habilidade de ver as coisas boas e oportunidades que surgem nesse período. "Mas não tem droga nenhuma de bom acontecendo!" Tem sim, é você que está destreinado a enxergar. Ou está fraco. E Tio Paulo diz que quando estamos fracos, é quando estamos fortes.

E não foi isso que a rapeize de Israel fez no deserto, pelo contrario, reclamou mais que a torcida do Botafogo em dia de clássico contra o Flamengo! Só que na nossa vida, o Juiz não rouba! Ele é justo! E foi por essa cegueira que o povo de Israel em sua maioria perdeu a chance de entrar na terra prometida.

Não dê essa mancada. Sorria. Tá bom, se tiver doendo muito, o mund conrta você, chore. Chora na cama que é lugar quente. Mas não deixe que as lágrimas possam nublar sua visão. Tem muita gente precisando de você. Gente que se você parasse de olhar pro próprio umbigo, estaria sendo abençoada por Deus através de você. Enxugando as lágrimas, você também pode ver como Deus tem te sustentado. Você ta vivo! Você tem pessoas que se importam com você! Que estão aí pra chorar com você , e pra fazer tud que for possível pra te ajudar!

Fica aqui mais um desafio. Enxergue a sorte (e oportunidades) no azar. Senão quiser, azar o seu.



quinta-feira, 30 de julho de 2009

FAÇA SUA PARTE 4 - O Retorno do Jedi

Bem amigos, mais um dia que se passa, e espero que todos estejam bem.

Também espero que todos continuem firmes no propósito e sem nhenhenhems espirituais. E pra não enrolar muito, já que este post é grande, deixo com vocês o Faça sua parte de hoje, que novamente está nas mãos do nosso querido ex-líder Rodrigo.

Meus amigos,
Quando Deus permite que o inimigo toque em nossas vidas é porque Ele quer moldar o nosso caráter para melhor servirmos a Ele. O que seria de nós hoje se não tivéssemos o testemunho de Jó? O que seria de mim senão fosse o testemunho de vocês? E certamente no futuro pessoas se perguntarão o que seria delas sem o nosso testemunho.
Jó andava em retidão e Deus se agradava da vida dele, mas mesmo assim permitiu que Jó passasse pela provação para que em meio aos problemas reconhecesse que A VONTADE DE DEUS É SEMPRE SOBERANA E SEMPRE SE CUMPRIRÁ. Nos sentimos no direito, as vezes, de questionar a Deus sobre a vontade Dele para nossas vidas e esquecemos do que Deus diz a nós em sua palavra: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Jeremias 29:11” Vou repetir pra ver se vocês entendem, Deus diz: “EU É QUE SEI OS PENSAMENTOS QUE PENSO SOBRE VÓS!”
Amigos, o plano de Deus é soberano e ponto final, vai se cumprir. Ele é quem sabe, não somos nós! Não aquilo que pensamos sobre nós se cumprirá, não aquilo que julgamos vontade de Deus, mas aquilo que Deus pensa sobre nós. Não podemos agir como a mulher de Ló (em Gênesis 19), que foi escolhida por Deus para ser salva de um desastre, mas mesmo assim ela insistiu em olhar para trás e acabou transformada em uma estátua de sal. Afinal, tudo parecia tão bem em Sodoma e Gomorra aos olhos dela, mas não aos olhos de Deus. Lembrem-se, só existe um ser capaz de impedir que a vontade de Deus se cumpra na sua vida. Seria Satanás? Não!! É você!
Enfim, creiam que o plano de Deus está se cumprindo na vida de cada um de vocês. Por mais confuso que possa parecer para nós (apenas parecer), Deus está no controle, e confusão não vem de Deus. Tudo que vem de Deus é perfeito! Por isso “esqueça das coisas que para trás ficaram e avance para as que adiante estão. Prossiga para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:14 e 15)
A paz,
José Rodrigo

Trilha sonora indicada pelo Rodrigo:



E aí, concorda? sencorda? Comente!

E como avisei que o post seria grande, deixo com vocês ouro anúncio, de suma importância. agora da Amanda:

ATENÇÃO JUVENTUDE!!!

CONVOCAÇÃO IMPORTANTE!!!

Neste Sábado, dia 01 de Agosto de 2009, teremos a inauguração da Missão Batista Covanca.

A partir das 10h teremos Reação Jovem com o pessoal da JBJ, e à noite, às 18h o Culto de Inauguração.

Endereço: Estrada da Covanca, 1127 – Tanque (ônibus: 734, 748, 755, 766 ou qualquer outro que passe em frente ao posto de saúde do Tanque, na Av. Geremário Dantas). Indo da Freguesia pra lá, passando o posto de saúde, é a primeira entrada à direita (entra na esquina da Escola Municipal Embaixador Dias Carneiro), tem que pegar uma Kombi e pedir pra descer no bar do Zezinho, a igreja é do lado.

Quem quiser ir, mas não souber, pode me encontrar na PIB até no máximo 8h, não posso sair de lá mais tarde do que isso. Mas tem que me avisar porque só passarei na PIB caso alguém vá comigo.

Vejo vocês lá!!!

Um abraço,

Amanda


Bom meus queridos, no mais rogo-vos para que todos possam dar o primeiro passo se quremos uma igreja viva e atuante: Pare de olhar para si, e olhe para os lados.

E você (você mesmo) que tá pensando besteira, larga disso, por que Deus te ama, e tá no controle!!

Até amanhâ filhos do trovão!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Aumenta que é rock´n´roll - 1

Olá!

A partir de agora, toda semana teremos um momento musical! Afinal, não é só de discussões e polêmicas que este blog vive!

E crendo que nosso Deus é Criativo e Criador de todas as coisas, sabemos que temos uma infinidade de opções de como louvar a Deus, seja num templo ou no seu quarto! De batuques de tribos africanas, a sussurros nas catacumbas da China, o homem sempre soube utilizar a arte seja musical, escrita ou pintada, dentre muitas outras formas para se expressar, seja no conforto do próximo, ou exaltar o Deus que Ele serve!

E pra mostrar que a gente não vive só num mundinho que tem Fernanda Brum, Aline Barros ou Lagoinha, vão links de bandas e músicos que podem não tocar nas igrejas (tem alguns que nem devem, não por reverencia, mas por amor aos mais idosos e os tradicionalistas), mas fazem parte ou podem fazer parte deste culto chamado vida, seja ele em qual momento for!

O primeiro é pra galera que é chegada num metal. Apresento o Thecracy. A música em detaque, chamada Mountain por várias vezes me confortou em momentos de tristeza, ou dúvida.


Agora, pra galera mais cult, que é chegada num MPB, apresento Stenio Marcius, que com suas rimas e versos ríquissimos, nos fazem refletir e viajar numa melodia maravilhosa!


E aí? Gostaram? Deixem nos comentários mais sugestôes e até experiências que vocês tiveram ao ouvir essas músicas!


E pra fechar, pratiquem as sugestôes deixadas no post anterior, e comentem seus testemunhos também! Gúd bái!


terça-feira, 28 de julho de 2009

PROPOSTA INDECENTE


Caros irmãos, tenho uma proposta a fazê-los:

Bom, analisando neste primeiro mês de gestão, pude ver que muitos jovens pelos comentários no blog estão ansiosos por fazer a diferença no Reino, e com base nisso, pensei em idéias simples que poderiam ser o passo inicial para isso.

São passos individuais mas que se dados, junto com as forças na unijovem vai começar a fazer a diferença. Que não seja uma promessa da boca pra fora. Que seja um reflexo de Cristo na vida de vocês.

1 - Separe 2 minutinhos, 2 mesmo, pra orar por alguém que esteja passando dificuldades. Quaquer coisa procure a Glaucia no msn, ou na igreja, ela vai separar um nome pra você orar. Ore por uma semana, dá menos de 15 minutos por semana! E aí via trocando de nome conforme você achar que se deve.

2 - Dê um abraço em alguém da terceira idade na igreja. Mostre o quanto ele é importante. Não vale a vó/vô. 30 segundinhos perguntando como vai, se tem algum pedido de oração, ou quer ajuda, não vai fazer mal a ninguém.

3 - Viu um jovem estranho (não estranho tipo eu ou Pedro, Rodrigo), mas estranho de novo na igreja? Não custa dar um aperto de mão, chamar pra unijovem, fazer ele se sentir bem vindo! Ah, faça com todos, não só com as gateeenhas e os gateeenhos!

4 - Seja o melhor aluno/funcionário que tem. Seja prestativo, companheiro, seja carismático! Se você é conhecido como o crente chato, que não pode nada, está na hora de rever seus conceitos! Ninguém normal segue pessoas chatas! Ajude o Espirito Santo, não o atrapalhe, você um cooperador!

Bom, poderia dar mais, mas pra começo esses já tão bons. Se esses passos iniciais forem tomados, com certeza a face do amor de Cristo estará estampada no rosto de vocês. Vocês terão muitos testemunhos para contar. E vocês estarão prontos para novos desafios!

Agora, se você achar tudo isso que eu falei, chato e nada a ver, sugiro dar uma parada, e sentar num canto dessa estrada larga que você ta seguindo, e pensar na vida, quem sabe você muda o rumo e vai pro caminho estreito?


__________________________________________________

Notícias de última hora:

SEgue aqui um pedido do Rodrigo:

" Galera, estou responsável junto à JBJ por recolher alimentos e roupas para distribuir na comunidade posteriormente pela igreja local, no caso, a própria missão lá da Covanca.

Peço a todos que contribuam com ARROZ, FEIJÃO, ÓLEO, FUBÁ, FARINHA DE MANDIOCA E AÇÚCAR como eu já havia pedido lá na igreja. Outras ofertas também são bemvindas, porém essas são itens básicos já pré-estabelecidos. Quem ainda não me entregou, pode levar no dia (sábado as 9h). Pode ser apenas com um ítem, com vários, com cestas já montadas, etc. Alguns irmãos preferem contribuir em dinheiro [:D], para esse caso, tem que ser até sexta para dar tempo de comprar. Mas enfim,o importante é contribuir!

Mandem email, liguem ou perguntem aqui mesmo.

Conto com vcs!"

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Reunião dos Bons Companheiros



Sexta-feira - 31/07/2009 - 20:00
Os distintos cavaleiros participantes devem entrar em contato para informações quanto ao local de encontro e senha de acesso.

Melhores Momentos da Semana - EBD



Olá a todos, de volta a programação normal.

Na EBD de ontem onde fui eu que tive o privilégio de lecionar, com a presença dos missionários que trabalharam conosco nas Cruzadas, estudamos a lição 4, que fala sobre mordomia. E nela chego a conclusão que a culpa é sempre do mordomo. Debatemos e concluímos que precisamos ser muito mais conscientes quanto a isso. Que tudo é de Deus e para Deus, já sabemos, mas como estamos lidando com isso?

Como lidamos com a Graça maravilhosa e do amor em nós confiados por Cristo? Ontem foi bem legal que chegamos a concusão que espalhar o evangelho não é somente sair por aí falando de Jesus a esmo, mas sim de convivência, testemunho, atos de amor, de cuidado. Levantamos várias situações onde podemos mostrar nosso caráter transformado, seja quando recebemos um troco a mais, ou a menos, o que você faz nessas horas?

Também conversamos sobre o meio-ambiente, e da responsabilidade do cristão nele, já que o nosso descuidado reflete a falta de amor ao próximo, seja aquele que vai sofrer com o papelzinho de bala que ajudou a entupir um bueiro, como a poluição do seu carro, que vai afetar o clima e prejudicar futuras gerações.

Também refletimos acerca de como administramos nossas vidas, se estamos vivendo por viver, se estamos cuidando de nossa saúde, de nossas finanças...daremos conta de tudo a Deus.

Que nos lembremos sempre que tudo que fizermos vai refletir em alguém. E que seja pra glória de Deus.

E sábado tem mutirão JBJ-missão Covanca. Aproveite essa oportunidade para amar. Se você tiver de bobeira, faz uma forcinha, e vai distribuir amor, faz bem! A propósito, distribuir amor que eu me refiro não é o que é distribuído em micaretas, desses você foge que é cilada!

PS - A foto nos ilustra que o Mário Jr. prefere vencer a preguiça de ficar em casa e dormir, para estar em comunhão com os irmãos...e dormir!! Domingo que vem, caro leitor, faz uma forcinha, apareça! Sua presença é importante, nem que seja para dormir ao nosso lado!

sábado, 25 de julho de 2009

Avisos aleatórios

Rapaziada, pra quem entrar aqui a essa hora, pra não esquecer que amanhã não tem unijovem excepcionalmente, mas teremos EBD. E fiquem ligados nos anúncios da igreja, por sábado que vem teremos um mutirão lá na Covanca!!

Espero todos as 9 da manhã, amanhã!

Abraços e fiquem com Deus!

E deixo com vocês a mensagem, se não formos como crianças, não entraremos no Reino dos Céus!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Laranja madura, na beira da estrada....



Como todos os leitores assíduos deste blog, podem ter notado que muitas discussões e polêmicas tem sido levantadas aqui. O blog além de nos informar sobre o que está rolando e o que vai rolar na PIB Freguesia, tem debatido de forma respeitosa diversos aspectos da vida cristã, e parabenizo todos meus queridos jóvis pelo conteúdo aqui acrescentado.

E notei, que o consenso geral quanto a essas questões, sejam roupa que se deve usar, ou como a igreja deveria se portar, e muito mais coisas que me fogem da mente é que é necessário o bom senso, discernimento e amor para saber pesar cada questão.

E pra isso é necessário maturidade espiritual. Creio que assim como a maturidade "secular" não necessariamente se ganha com a idade, o que é uma pena pra mim, a maturidade espiritual também independe de quantos anos você tem de igreja, ou que ministérios você tem participado. É uma questão sua e com Deus primeiramente.

Não vou falar muito sobre maturidade, porque confesso que é algo que ainda me falta. Independente de qual maturidade seja, o que é uma vergonha, mas eu prometo que um dia cresço. Mas tem algumas coisas que eu gostaria de sugerir aqui que seriam necessárias para alguem se dizer maduro.

Primeiro, um cristón maduro tem que saber que independente dos PODE e NÃO PODE, da LEI e da GRAÇA, Jesus Cristo tem que ser o centro de tudo. Ser cristão pra mim é não ter nenhuma outra opinião, outro ponto de vista que não seja o de Jesus Cristo. E a forma de se basear nisso, é através da Palavra. Um cristón maduro sabe que sem o auxílio diário da bíblia é muito difícil tomar decisões certeiras.

Um cristão maduro tem a consciencia de que sem amor, tudo é em vão. Sem o amor e a gratidão pelo sacrificio de Cristo, tudo que for feito vai ser um ritual, uma tentativa de retribuir essa morte, pagar a prestação da casa própria do céu. Somente o amor deve nos impulsionar a espalhar que fomos resgatados da morte por um Deus vivo, e que Ele morreu por nós. É por que amamos nosso mestre, e não pra cumprir sentença. Mas se você procura uma religião, sugiro o budismo, toda aquela quietude, natureza, verde, chinesinhos pra lá e pra cá né?

Além do amor a Deus, o cristão deve ter o amor ao próximo como bussola. Abandonar o EU e pensar no ELE. Lutar com todas as forças para que o próximo tenha sua fome saciada, tanto a espiritual quanto a física. É saber que por amor, você não vai vestir bermuda pra não incomodar algum senhor com mente mais " tradicional". É se despir de seus gostos pessoais musicais em prol do próximo, já que nem todos vão querer cantar louvor no ritmo de rock, axé, pagode, forro, só por que vocÊ quer. Mas se tocar, você vai aceitar, não vai bater o pé nem fazer beicinho, por que você sabe que iso pode edificar a vida de alguém.

É perdoar. Não guardar mágoa contra ninguém e nada que tenha sido feito contra você seja de propósito ou não. É ter a consciencia que seus pecados só são perdoados se você perdoar primeiro, é não ficar melindroso. Não perdoar, é coisa de frutinha.

É saber discutir e ouvir opiniões contrárias e não ficar de nhenhenhém só por que talvez você não foi entendido ou seus argumentos foram quebrados. É saber ouvir, receber críticas e absorver o que é bom.

É ter a certeza absoluta e a mais barulhenta calma de que naquele momento mais difícil da sua vida, em que nada faz sentido, que sua vida está de pernas pro ar, que Jesus já está intercedendo por você, está agindo e dizendo, que todas as coisas vão cooperar pro seu bem. E você confiar.

Isso são só algumas coisas que me vem a mente, embora creia que há muito mais, mas estas já me bastam pra denunciar quato preciso ainda amadurecer em muitas coisas.

VocÊ pode rir da minha imaturidade nos comentários, ou sugerir mais coisas necessárias para o crescimento, ou simplismente confessar sua imaturidade também. Sua opinião é sempre importante. Sayonara.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

FAÇA SUA PARTE! Parte 3 - O resgate

Filhos do trovão!

Bom vê-los de novo!

Ontem teve o culto dos jovens para a Cruzada, e foi muito gostoso estar com todos ali. Louvar a Deus, ouvir o que ele tinha a dizer, e ao fina do culto como bom batista encher os cornos de cachorro quente e bolo de chocolate. Com direito a Glaucia fazer todo mundo pagar mico com alongamentos.

Lá pudemos depois nos sensibilizar com quem estava mal, sorrir de felicidade com a vitória de outros, cmo por exemplo o Nilton e a conversão de seu irmão, fazer planos, ou rir e falar coisas engraçadas.

Mas vamos ao que interessa, deixo a palavra com o Pedrão:



No partir do pão e nas orações (meu testemunho)

Este é o meu primeiro texto para o nosso amado Blog. O Douglas me pediu para escrever um texto sobre qualquer coisa. Pois bem, eu poderia escrever sobre minha “indisposição” a respeito do atual modus operandi da dita Igreja Protestante (ou Evangélica) em muitos dos seus conceitos errados, ou poderia escrever sobre questões de roupa-conveniencia-decência-e-ordem, mas não... Acho que esses assuntos já estão batidos, já disse o que penso e ponto final. Por isso resolvi escrever um testemunho pessoal sobre o que tenho experimentado nas últimas 3 semanas. Espero que abençoe você.

Começo com um lindo texto das escrituras, que está em Atos 2 : 42-44, 46 e 47

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum... E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”

Vou me referir a este texto da bíblia mais tarde. Antes gostaria de contar algumas coisas que aconteceram nessas últimas semanas.

No fim do mês passado, veio em nossa igreja um professor do Seminário Betel para ministrar um curso sobre discipulado. Na parte da manhã ele dedicou todo o tempo a mostrar as bases bíblicas para o discipulado, o que é e o que não é discipulado, etc e tal. Já na parte da tarde ele resolveu fazer algo mais prático e direto: separou os presentes em grupos de afinidade, conforme a vontade de cada um. Foi aí que eu e minha noiva nos juntamos ao Nilton e à Nathalia (a do Nilton, óbvio... a minha é com y, não com i.). O professor pediu que nos conhecêssemos melhor, perguntássemos coisas sobre a vida dos integrantes do grupo, gerássemos intimidade e por aí vai. E assim fizemos.

Depois, continuando aquele ajuntamento em pequenos grupos, foi-nos dada a responsabilidade de nos mantermos unidos e como um grupo de discipulado, a perder de vista, para sempre... E nós seguimos o protocólo. Combinamos nossa primeira “reunião de discipulado” para o sábado seguinte, às 9h da manhã, num bosquezinho muito bacana dentro do condomínido do Nilton. Combinamos também que estudaríamos a carta de Paulo aos Filipenses e que eu seria o responsável pelo primeiro estudo.

Resultado: MARAVILHOSOOOOOO, SENSACIONALLLLL, TUDO DE BOMMMMM, PRESENÇA DE DEUSSSSSS e tudo o mais que você quiser.

Nosso segundo encontro foi hoje, quinta-feira, às 9h da manhã, na padaria Nova Belém, onde faríamos nosso tempo de discipulado acompanhados por um maravilhoso café da manhã. Estudamos a carta de I Pedro, só que dessa vez o Nilton foi O CARA DO ESTUDO.

Resultado: MARAVILHOSOOOOOO, SENSACIONALLLLL, TUDO DE BOMMMMM, PRESENÇA DE DEUSSSSSS e tudo o mais que você quiser.

Enfim... Agora eu gostaria de usar o texto de Atos que coloquei ali em cima.

O que eu descobri com esse grupo de discipulado é que eu ainda não tinha entendido bem o que é o ápice de ser Igreja, mas agora estou começando a entender. Gente, ser Igreja é ser aquilo ali de Atos. Não é simplesmente se ajuntar com um monte de gente e cantar um monte de coisas e ter um contato de 1 h e uns quebrados com a nuca do seu irmão. Nesse grupo de discipulado eu tenho percebido como é fundamental a comunhão com um pequeno grupo de irmãos, onde posso expressar meus problemas e ser ouvido, olhar nos olhos, falar pela revelação do Espírito e tudo o mais. Creio hoje em dia que o lugar da Igreja, mais do que em um templo, deve ser em uma mesa, deve ser em roda. Nossos ajuntamentos dominicais são importantes, sem dúvida, mas não são o que há de MAIS importante no seguir a Jesus. Igreja são pessoas, não estruturas. Pessoas se relacionam com pessoas, não com auditórios ou multidões.

Nesse grupo eu realmente sei o que se passa com o meu irmão Nilton e com minha irmã Nathalia (com i... a dele) e posso dizer de verdade que os amo profundamente e que temos tudo em comum. Nunca senti o que estou sentindo agora. Parece uma família mesmo. Acho até que se o Nilton precisasse de um dinheiro eu venderia algumas coisas para dar a ele o que ele necessitasse. Não dá pra admitir que ele tenha menos do que eu...

Outra coisa interessante é o alcance que esse pequeno grupo tem. Hoje, por exemplo, tivemos nosso tempo de comunhão na Nova Belém. Foi muito perceptível a curiosidade de funcionários e clientes que nos viram lá rindo, orando, lendo a bíblia, comendo juntos e falando das grandezas de Jesus Cristo. Uma funcionária por exemplo, ao chegar perto para trazer a comanda, ficou perceptivelmente “gastando tempo” perto da mesa para ver o que estávamos fazendo e falando. Sensacional... Além disso, temos planos de agregarmos alguns novos convertidos em nosso pequeno grupo, daqui a poucas semanas. Isso vai crescer...

Nem sei mais o que dizer. Acho que minha maior contribuição com você que lê este texto é: FORME UM GRUPO DE DISCIPULADO, O QUANTO ANTES. Se todos vivermos essa experiência, creio que nossa amada Primeira Igreja Batista da Freguesia vai viver um novo tempo, se multiplicar ainda mais, crescer muito na comunhão com Jesus. Ela já é uma igreja nota 10, mas pode se tornar uma igreja nota 1.000, 1.000.000, 1.000.000.000...

Cá entre nós, acho que seu amigo “não-crente” vai achar mais bacana ir à um café da manhã com algumas pessoas que se amam muito do que ir à um templo de uma religião que ele desconhece. Pro templo ele vai depois, certo?

Só a Jesus seja a glória, para sempre e sempre. Amém

E abaixo uma homenagem aos meus amados... Vejo Jesus em vocês e a presença dEle é ÓBVIA quando estamos juntos! Amo vocês!








E aí, o que tem a dizer? Se você tem algum texto legal, entre em contato e FAÇA SUA PARTE!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Sobre sabor e inteligência





"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um." - Colossenses 4:6

Gosto muito dessa passagem. Ela me estimula a usar o cérebro. Ela não me engessa dizendo o que devo e como dizer. Ela me diz que tenho que dizer. A mensagem é Jesus.

Essa mensagem pode ser enviada de muitas formas. Deve ser enviada de muitas formas. Seja através de um gesto, uma palavra, companheirismo...Aliás, tem que ser tudo isso, por que uma coisa não vive sem a outra. Não dá pra ser cristão sem ser companheiro. Ou sem ser solidário. Ou sem anunciar a salvação por meio de Cristo.

Gosto dessa passagem também por que ela conta com minha inteligência. Ela conta com minha sensibilidade. Ela me faz enxergar que quem trabalha antes de tudo, antes de qualquer ato meu, é o Espírito Santo. Basta eu apenas ser cristão do jeito que sou, sem precisar impostar voz, ou falar difícil.

Mas é tão mais fácil você empurrar o evangelho a força nas pessoas, e jogar a responsabilidade de viver o cristianismo, para outro. " Fiz minha parte, falei de Jesus, to com as mãos limpas se ele for pro inferno!"

Mas como disse antes, pregar o evangelho não é só : " Aceita Jesus ou vai pro inferno e tchau". É viver. É usar a inteligência.

Seja como os grandes cozinheiros! Coloque a medida CERTA de sal. E a mensagem vai sair saborosa, Digo, o prato.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Tipos de Crente



Tem evangélico que acha que é Alladin. Acha que pode segurar na espada da Palavra, voar sob o tapete voador da fé, e ter seus desejos realizados pelo gênio da lâmpada.




Tem o evangélico que acha que é o Hitler. Que possui o poder para dizer quem vai e quem não vai ao inferno. Que aqueles que vão contra seus princípios e dogmas merece a morte e o inferno. "Precisamos purificar nossa raça! E assim só nos multiplicando entre nós mesmos! Sò assim poderemos enfrentar as forças do mal!"



Tem também os evangélicos Opus Dei. Que ao pecar, somente com uma dose de penitencia é possível aliviar a culpa e o prazer trazido pelo pecado. "Bate mais Jesus!"




Tem também o tipo Capitão Nascimento. que "missão dada é missão cumprida". Não interessando quantos você vai ter que pisar no caminho. O cara tem que aceitar Jesus nem que seja no tapa. Ou com a vassoura. E quem não gostou, que peça pra sair.




Tem também os Caça-Fantasmas, que veem demônios em tudo! Se alguém pisou no seu pé que tem aquele joanete, não interessa, foi coisa do exu-joanete! Todas as músicas que não são evangélicas são escritas por endemoniados, livros só evangélicos e TV só a NOssa TV do R.R. Soares. Por que na Globo só tem espírita. Menos no horário da novela. Ou do jogo.



Esses são alguns dos evangélicos que estamos acostumados a ver por aí. Que acham que a vida se resume só a pedir, pedir e pedir, na força da oração, afinal, pra eles, tá a bíblia que Deus tem que fazer o que se está pedindo. Pedindo não. Determinando. Intolerantes, achando que Deus é evangélico. Apedrejem-me, mas Deus não é. E acho absurdo quem queira colocar Deus dentro de um rótulo. Só falta a bula. Para os intolerantes, se você não pensar e ser como eles, você já tá condenado. Lugar de crente é na casa de Deus fazendo o serviço de Deus. O resto é mundo. E do mundo não queremos nada.

E aí quando são pegos praticando atos condenáveis, seja pego por alguém ou pela própria consciencia, se martirizam. Não adianta pedir perdão a Cristo, tem que sofrer as consequencias. Sentir na pele a dor. O preço do evangelho. Qual evangelho?

Geralmente são essas pessoas que evangelizam gritando nos ouvidos das outras, ofendendo seus deuses e dizendo que nosso Deus é maior que os outros deuses. Que absurdo! Comparar um Deus criador de todas as coisas com uma estátua sem vida. Não seria uma idolatria? Afinal, você está colocando Deus num recipiente em forma de imagem e/ou escultura. Mas não, pra essa galera, o que eu disse só pode ser coisa de quem á em pecado. Por que se não estivesse, eu estaria revestido com a armadura gospel, no mundo encantado da gospelandia. Quem não tá nele, tá em pecado.

Talvez você tenha se identificado com algum personagem. Sugiro então que você deixe de lado esses rótulos. Tire essa crosta, que você criou pra encobrir a sua fragilidade. E deixe Jesus te deixar do jeito que Ele quer. Jesus só deixou 2 mandamentos fundamentais que definem se você é ou não Cristão: Amar a Deus e amar ao póximo. O resto é religião


Nem preciso dizer que se quiser jogar pedras é só clicar nos comentários né?

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Com que roupa vou? Parte 2 ... agora com équio!!!

A polêmica aberta pelo Douglas me fez escrever este post já que a área de comentários ficaria pequena..ehehehehe... Ah sim... Matheus, o post é grande mas leia até o final!!!

Primeiro, vamos entender a expressão “ venha como estás”, pois acho que ela não é aplicável a discussão sobre o tipo de roupa usar ou não na igreja.

Mesmo com a Bíblia on line, não achei esta expressão com todas as letras na Bíblia, logo trata-se de um conceito obtido pela interpretação dos textos e que precisa ser compreendido por uma análise mais profunda.

Dentro do contexto que consigo depreender da Bíblia, esta frase nos mostra que:

1) Não há outro modo de o homem se purificar se não através de Jesus Cristo. Não há como alguém que esteja mergulhado no pecado consiga alcançar a santidade sem aceitar Jesus em seu coração, logo independentemente do pecado da pessoa, do seu estado moral ou físico ela deve procurar diretamente e imediatamente a Cristo, ou seja, deve vir “como está”.

2) Não há intermediários na nossa relação com Cristo. Não há a necessidade de
uma intermediação de um processo de purificação através de ritos de um determinado grupo, ou a execução de atos de sacrifício em determinado local sagrado. Além de um coração contrito e da consciência do individuo, nada nos impede de procurar o socorro de Cristo. Logo a pessoa deve vir “como está”, suja, despreparada e sem esperança, se a menor vergonha do seu estado.

3) O convite de Deus ao homem através do seu filho Jesus Cristo é universal, abertos a todos os povos, tribos e raças. Todos devem vir “como estão”.

A expressão traz consigo então um senso de urgência, uma constatação de que a vida humana é muito frágil e fugaz e de que não devemos perder a oportunidade de alcançar a Cristo o mais rápido possível sob o risco de escorregar numa casca de banana e acordar no inferno.

Num sentido mais prático, a igreja exerce esta postura quando acolhe mendigos, travestis, prostitutas, alcoólatras e drogados no seu estado mais miserável, nas roupas mais chocantes ou maltrapilhas, atendendo a estas pessoas “como estão”.
Outro ponto, é quanto a nossa relação pessoal com Deus. É óbvio que esta relação não é regida pelas vestimentas que usamos, afinal Deus conhece profundamente a nossa alma. Não nos esqueçamos que Adão e Eva andavam nus, e imagino que Deus em seus passeios pelo Éden conversava pessoalmente com eles sem se preocupar com o fato de estarem nus.

Assim sendo, nossa relação pessoal com Deus não depende do lugar, hora ou roupa que estejamos usando. Mas insisto, nossa relação pessoal. Você e Deus e mais ninguém.

Agora, no sentido contrário temos a nossa relação comunitária com Deus. Ou seja, a maneira como nos relacionamos com Deus quando estamos reunidos em seu nome.

Esta relação é estabelecida prioritariamente sobre os preceitos bíblicos, mas também sobre os preceitos da sociedade onde a comunidade cristã está estabelecida. Usos e costumes, quando não entram em contradição com a palavra de Deus, influenciam nesta relação e é importante que atentemos para estes. Este assunto, aliás, já foi discutido em outro post (http://unijovempibf.blogspot.com/2009/07/ja-comecou-o-douglas-polemizando-com-o.html).

Estes dois aspectos da vida Cristã se relacionam intimamente, pois como Jesus deixou bem claro em sua palavra, a fé deve também ter um sentido prático através das nossas obras, as quais serão testemunho do nosso compromisso com Deus (ver Mateus 5:15).

Ou seja, a igreja como instituição é a expressão comunitária e pública da nossa relação pessoal com Deus.

Esta instituição no seu aspecto mais secular estabelece e obedece leis, usos e costumes que regulam a convivência de seus membros e sua relação com a sociedade.

Verificamos que esta sociedade estabelece que em locais ou cerimônias específicas são necessárias a reverência e a contrição para que o sentido da referida ocasião seja entendido, alcançado em sua plenitude.

Por exemplo, cerimônias fúnebres, homenagens, premiações e outras cerimônias oficiais, como por exemplo, o tão falado encontro com o presidente da república. Nos locais onde estas reuniões ocorrem exige-se um formalismo inclusive no vestuário, pois uma roupa mais formal, demonstra publicamente o respeito do individuo pelo significado especial daquele evento.

Ora, se a sociedade não cristã entende a necessidade de formalismo para suas reuniões, por que não devem os cristãos agir da mesma maneira? Notem que é curioso o fato de que o formalismo secular é uma herança adquirida justamente a partir do formalismo das cerimônias religiosas. No velho testamento (cerimônias do antigo judaísmo) e também no novo testamento (ceia estabelecida por Jesus), vemos que há uma ordem, uma necessidade de contrição e de reverência (lembrem-se que é tudo “em nome de Jesus”) .

Fica então fácil entender por que tradicionalmente a igreja entendeu que há sim, um padrão de vestimenta adequada para suas reuniões. Espera-se que os indivíduos mostrem reverência através de roupas sóbrias e adequadas a uma reunião religiosa, pois o objetivo desta reunião não é a glorificação do individuo, mas sim a Deus.

Portanto a sobriedade é necessária no lugar de roupas que chamem muito a atenção, seja devido a por exemplo, cores berrantes ou então a sensualidade.

É obvio que os padrões vão se alterando com o passar dos anos, entretanto acredito que dentro da igreja há um relaxamento maior justamente por que as pessoas confundem a sua relação pessoal com Deus com sua relação comunitária.

Mas o que eu espero? Que todos usem terno e gravata na igreja e as mulheres usem burquas? Obvio que não. Mas nosso encontro semanal para louvor e glorificação a Deus deve ser um momento especial em nossas vidas, e em momentos especiais, usamos roupas especiais, as mais novas e mais bem cuidadas. Uma demonstração visual de quanto a nossa relação pessoal com Deus é especial para nossa vida.

Nem vou me aprofundar muito em quanto o tipo de vestimenta demonstra um novo estilo de vida, uma mudança uma conversão. Sim, para algumas pessoas, uma vestimenta mais sóbria serve para mostrar seu compromisso com Deus. Digo mais, se um mendigo se converte e continua maltrapilho, a falha está na igreja que o acolheu.

Concluindo, entendo que devemos sim, ter cuidado com as nossas vestimentas, cumprindo os códigos sociais que estabeleçam o quanto uma roupa é própria ou não para um evento tão importante nas nossas vidas como é o culto ao nosso Deus.

Há dezenas de outros eventos para estarmos descontraídos e relaxados, não podemos dedicar um mínimo de atenção e cuidado com o culto?

Implicitamente a própria igreja estabelece uma diferenciação, entre os cultos matutinos e vespertinos. Pela manhã, onde temos um culto mais “da igreja” usamos roupas mais leves, enquanto que a noite, nos cultos evangelísticos, quanto recebemos os nossos convidados, tentamos usar uma roupa mais “ arrumada”.

Afinal, qual a razão para ir mal vestido ou arrumado a um culto? Se sua melhor roupa for uma camisa gasta, ela será a adequada. Se você só tem um sapato velho, este é o sapato adequado. Sem querer seguir qualquer teologia da prosperidade, como iremos testemunhar que nosso Deus é um Deus de vitória se andamos mal vestidos e mal cuidados? Como vamos testemunhar que nossa igreja é um grupo de indivíduos que amam um aos outros se permitimos que hajam irmãos andando com roupas maltrapilhas?

UÉLLLL... tá dado o recado!
Mario

VT de domingo

Fala pessoal, esse post é só pra trazer alguns dos melhores momentos da união de domingo.

Tivemos culto de oração, como é de costume todo terceiro domingo do mês, e pudemos expor nossos conflitos, vitórias e orar pedindo ajuda ou agradecendo por eles.

Agradeço a cada um pela presença.

Tivemos também a palavra levada pelo Nilton, baseada no salmo 139, que foi maravilhosa e trazida por Deus, onde destaco o amor de Deus a nós seres humanos e cada um em especial, dentro de um universo que tem galaxias, e nessa galaxia tem um sistema solar, que tem um planeta, que tem um continente, que tem um país, um estado, município e bairro, e tem a gente, e ele nos conhece profundamente.

Mediante tão grande amor, nos esforcemos 100% a usufruir dessa relação.

Breve vou colocar fotos do evento da unijovem,,o aniversário da Cátia, com direito a vídeos e etc... aguarde!

E pra finalizar:

PESSOAL, QUARTA TEM CULTO DOS JOVENS AS 19:30, E TRAGAM ALGUMA COMIDA PRA GALERA COMER LÁ E CONFRATERNIZAR. COMPAREÇAM TODOS! LEVEM VISITANTES SE POSSÍVEL! E QUEM NÃO FOR É FEIO, BOBO E VAI VIRAR MULHER DO PADRE!

sábado, 18 de julho de 2009

Com que roupa eu vou?






Outro dia na EBD conversando sobre o tema Eclesiologia, tema deste trimestre, chegamos a uma discussão sobre vestuário, sobre o que seria apropriado ou não numa igreja, e quais critérios usados. Discussões inflamadas dizendo pró e contra ao uso de bermuda num culto, por exemplo.

Aqui vos deixo minha humilde opinião a respeito de um tema que a princípio parece banal, de voto vencido, mas que é interessante separarmos alguns aspectos para pensar.

Mas gostaria de argumentar através de frases que todos nós já ouvimos alguem dizer, ou até nós já dissemos. E bah, a quem vou enganar...pra levantar polêmica, briga, fight, sangue!

"Você iria com essa roupa pra algum encontro formal?" - Pergunta interessante. Usada pra demonstrar que necessitamos ter um minimo de respeito ao local que iremos frequentar, comparando a igreja com um tribunal, escritório, até o palácio de um rei ou presidente da república. É, realmente se eu for de bermuda no fórum não passo nem
da fachada. Então por que eu vou todo "displicente" pra casa do Senhor?

Bom, aqui vai meu ponto de vista:

Parto do princípio que sou amigo de Deus. Tá certo, não sou aqueeeele amigo, se Deus quisesse me chamar de colega, poderia muito bem, pois sou vacilão. Mas por amor a Jesus, além de filho, ele me chama de amigo. "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer."(joão 15:15). E parto do principio que se tenho um amigo, tenho intimidade pra falar com ele na hora que quero, e da forma que quero. Nunca um amigo meu chegou pra mim e disse : " cara, troca esse short, só depois que você trocar te darei atenção". Podia ser o short mais ridículo do mundo, mas se é meu amigo, depois das risadas, ele via dar atenção.

Por que então vamos ficar com essas frescuras com Deus? Ou sou só o único que aproveita o silencio da hora do barro que troca um lero com o Pai? Ou no banho? Nô onibus... Talvez essa minha irreverencia seja a causa de muitos problemas meus né? Perdoai-me Pai.

Mas dirão - VOcÊ tá na casa de Deus! Na casa do Senhor!! Droga, preciso voltar a EBD, porque juro que tinha entendido que Deus não habitava mais em lugares feitos por mãos humanas. Mesmo que consagrassemos, não conseguiriamos aprisionar Ele a um lugar específico, que Ele estaria em todos os lugares, até numa boate gay (ui!) e centro de macumba! E Ele disse ainda que socorreria a quem invocasse o nome dEle, sem precisar da carteirinha de evangélico! Preciso voltar pra classe da irmâ Neise, to interpretando tudo errado. Perdoa-me Pai.

Então ta tudo liberado? Pode ir de bermuda? Camiseta? A terra não vai se abrir e me engolir? Não, não vai, só se o hino que cantamos "vem, vem como estas para adorar" estiver errado. Ou quando Deus disse que Ele não olha pro exterior, só pro interior era só brincadeirinha, Afinal, Ele é o Paai do INRI.

Enfim, concluo que com base nesse meu argumento, que pode estar falho, perdoem minha iguinorança, é que Deus não tá nem aí se você o busca vestido de bermuda, terno, farda, ou roupa de cheerleader. Ele está de braços abertos a abraçar por que Ele olha é pro seu coração.

Mas então por que diabos (tá amarrado) o pessoal não vem de camisetinha, chinelinho, e as irmãs de shortinho e top? Afinal, é verão! Simples, por que temos uma coisa chamada RESPEITO ao próximo. Por que temos uma coisa chamada BOM SENSO, que nos norteia a pensar se o que vamos vestir, comer, fazer é pra glória de Deus, ou se o top e o shortinho da mocinha não vai inspirar noites pecadoras de algum adolescente ou vovô sonhando em passar na farmácia e comprar o diamante azul.

Isso é uma forma de amar o próximo. Mas não misturem as coisas. Estudem, vão na EBD, leiam a bíblia, pra não deixar-se levar pelo que os outros dizem, e assim soar ignorante.

Foi isso. Fui muito desbocado? Perdão amigos, por que eu sei que Deus perdoa. ;)

Se você concorda, discorda ou tá em cima do muro, comente. Tenho muito a aprender com você.


E todoa amanha as 9 na EBD.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Qualé, Jesus?



Você já brigou com Deus? Já questionou porque não fez da forma que você pediu, porque não te ajudou quando você precisava, se sentiu na mão? Já ficou com a sensação que Deus virou o rosto na hora que você ia falar com Ele? Que aquele pedido de vida ou morte pelo visto Deus não tá nem aí? Já usou versículos bíblicos para obrigar Deus a te ouvir? Já pediu pra outro orar por você porque você acha que se outro pedir Deus ouve, por que com você parece que não tá dando certo?

Já? Não? Sorte sua. Mas eu já.

E isso me lembra como sou infantil e tenho muito a aprender com Deus. Quando Ele diz não, ou não diz nada (pelo menos que eu ouça), me faz aprender que Ele não é o gênio da lâmpada, ou um criado sedento por satisfazer meus desejos. Aprendo que do meu jeito não vai dar certo, que sempre tem um jeito além do que eu pensei. Que se eu tenho um relacionamento com Deus eu preciso aprender que tudo tem sua hora, e que num relacionamento AMBOS falam. AMBOS pedem coisas.

É, preciso aprender muita coisa, tem muita coisa errada. Muita tentativa humana e vã de explicar Deus e seus métodos. Muita dor, orgulho ferido, sapos engolidos, só pra aprendermos quem tá no comando sabe o que tá fazendo.

Nessas horas descobrimos que Deus é Pai, não avô. E que se declaramos amor a Ele, que não seja através de alguns acordes e cara de contrição, mas que declaremos dizendo que o conhecemos, assumindo o fato de que com Deus é como uma montanha-russa, cheio de surpresas e sustos, mas com a garantia que o cinto de segurança jamais falha. É tentar não defini-lo, apenas pela palavra Jesus e o que a bíblia fala dEle.

E é assim que a gente aprende que até nos revezes da vida algo de bom sobressai. Ele já disse : " todas as coisas cooperam para aqueles que amam a Deus".

Mas cabe a nós procurarmos enxergar isso. É só enxugar as lágrimas que embaçam a visão.


Mas é difícil.


Se for diferente com você. Me ensine. Comente.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

FAÇA SUA PART! PARTE 2

Fala rapaziada de Cristo!

Hoje tem mais um " Faça sua parte", e desta vez é o meu querido amigo e mestre, ex-líder da União, mestre Yoda gospel, ancião em forma de guri, José Rodrigo!



Vai mesmo vestir a camisa?

Orgias, drogas e muita violência! Nada disso um dia fez parte da minha vida, mas mesmo assim mudanças foram necessárias ao me converter. Por tanto meu caro/minha cara, você pode até se achar uma boa pessoa que nem precisa ir à igreja, mas que você precisa de Jesus e que precisa mudar, você precisa.



Esquecendo o sentido místico dado por alguns à palavra conversão, a conversão propriamente dita e a grosso modo é a transformação de uma coisa em outra. Simples né? Nem tanto Monique Evans...



O primeiro impacto que uma pessoa normal tem quando entra na igreja e se sente tocada por Deus é se sentir um verdadeiro errado no meio dos certinhos. Foi ou é assim com você? Pois é, bem vindo ao clube! Aquela atmosfera de adoração a Deus envolve você, um cara normal (uma boa pessoa que nunca fez mal para ninguém), dentro da igreja de uma forma que o próprio Deus te faz perceber o quanto você realmente precisa Dele, mesmo você sendo uma pessoa tão boa. Aí você se converte. Eba!!



E o segundo impacto que essa pessoa normal tem é perceber que alguns dos certinhos na verdade, também são pessoas "boas". Sacou o boas, hein, hein?! Pois bem meu caro/minha cara, quando chega esse momento, eis a hora de escolher seguir em frente com Cristo ou arrumar uma desculpa perfeita pra fazer a lambança.



“Pra ser crente igual a esse/essa aí, eu prefiro continuar como estou!”

“No mundo não acontece isso...”

“Vou voltar pra night porque na igreja só tem gente falsa.”

E essa é a boa do momento: “Vou mudar de igreja!” KKKkkkkk....



Percebo na boca de vários cristãos uma frase linda que ajuda a justificar essa situação: “Não olhe para o homem porque o homem é falho, mas olhe para Deus que é perfeito” – Gente, que frase linda. Pena que é uma frase tão diabólica! Eu imagino Paulo (o Paulo da bíblia! Que escreveu boa parte dela) ouvindo essa frase já que ele mesmo escreveu na primeira carta para a igreja de Corinto (1Co 11:1) o seguinte: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” E para a igreja de Filipos (Fp 3:17) também: “Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.”



Se alguma vez já te perguntaram: “Ué, mas você não é crente?” Eu espero duas coisas, que tenha sido por algo “bobo” e que você tenha pensado bem antes de responder.



Já está mais do que na hora de botarmos a cara, afirmando: “SIM, eu sou crente. Quer aprender a ter vida com Deus, é só me observar e fazer o que eu faço...“ Foi assim que Paulo fez. Os maus exemplos de crentes estão tanto na televisão quanto do nosso lado no banco da igreja ou até em cargos ministeriais (puro jabá!!). Cabe a você, cristão de verdade, mudar isso. Mais uma vez eu digo, bota a cara. Ta com medo de apontarem os seus erros? Então, meu caro/minha cara, mude a sua conduta!



E prepare-se para ser muito cobrado.



E aí, tem coragem?





Mais agressivo que ele, só racha de caminhão! E aí, discorda? concorda? Deixe sua opinião nos comentários!

Lembre-se que se você tem um texto legal, procure a liderança da unijovem, e quem sabe você não aparece por aqui?

Pax. Soli Deo Gloria

SOB NOVA DIREÇÃO

Pois é! A Unijovem mudou de direção! Porém não mudou a direção! Entenderam né? Nesse domingo, a nova liderança oficialmente tomou posse. Nova liderança, novos desafios. E confesso que não conseguiremos se não tivermos o apoio de suas orações e ações.

Temos muitas idéias bacanas que queremos aplicar no decorrer desse ano. Algumas darão certo, outras não, mas com somos brasileiros, não desistimos nunca!

Nesse domingo, dia de união cheia, onde a classe foi mista (ou mixta) com os adolescentes, o fuhrer Matheus apresentou o tema do mÊs de julho : "Quem ama conhece", e nos trouxe palavras interessantes acerca disso.

Domingo agora a palavra estará com o Nilton, e teremos oração um para com os outros. Falando em oração, amanhã tem culto jovem de oração. Se você tiver de bobeira, saia do chat da Uol, e da novela dos mutantes (porque crente que é crente não vê Globo), e apareça! Você pode até não ter pedidos cabulosso e dramas pra partilhar, mas pode trazer um abraço e apoio em forma de orações. Muitos jovens já conheceram Jesus nesse culto. Não seja egoísta, venha!

Deixo claro que se você trabalha, estuda, ou está sem condições físicas não precisa se sacrificar, Deus não vai punir você. Muito menos a gente. Venha por amor.

E já que estamos anunciando, sexta todo mundo na casa da Cátia. Se você tiver boiando mais que cocô na Guanabara, peça detalhes nos comentários, deixe msn, mande scrap, que a gente esclarece!

E sábado tem início das Cruzadas! (Au au!) Semana agitada hein?

É isso. Oração sem ação é só Or.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Janela da alma





"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;
se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" (Mateus 6:22-23)

O que seus olhos andam vendo? Cristo quando disse essas palavras queria dizer que muito da nossa forma de ver a vida, analisar as pessoas, de ver a nós mesmos, são derivados do que vemos, absorvemos.

Não prego aqui que nos abstenhamos de tudo e todos, que nos afastemos da TV, da internet, das pessoas não-cristãs, ou algo que você possa super que seja um veneno para sua alma. Mas proponho que você possa analisar mais as coisas, saiba distinguir o que edifica e o que não, e o que contamina e o que não. Retenha o que é bom. Afaste-se do que é ruim.

Procure fazer com que as influências diárias positivas sejam maiores que as negativas. Que a sua leitura seja construtiva na maioria das vezes, não dá pra ficar só no livro do Ari Toledo... que você veja programas na TV com conteudo mais produtivo do que ficar o dia todo assistindo Malhação e MTV. Que você converse com pessoas que podem acrescentar conhecimento seja bíblico ou profissional, até emocional mais tempo do que você passa com gente que só fala palavrão e coisas que vão contra seus princípios...

Deus te deu uma vida pra você saber administrar ela tambem. Te deu intelecto pra você saber do que você vai alimentar ela.

Nã vou ficar aqui jogando regras com "podes" e não-podes". Fica apenas uma sugestão.

E você? Tem sugestão melhor? Concorda? Discorda? Comente

domingo, 12 de julho de 2009

ANÚNCIOS

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA:

HOJE: 18:00 - UNIJOVEM - APRESENTAÇÃO DO TEMA DO MÊS DE JULHO
QUINTA: 20:30 - CULTO DE ORAÇÃO JOVEM
SEXTA - 17/7 - 19:00 - CULTO NO LAR/ANIVERSÁRIO DA CÁTIA

Compareçam e abençoem vidas e sejam abençoados!

sábado, 11 de julho de 2009

Contágio

"O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará." - Daniel 6:16b

Sua fé já contagiou alguém? Seu estilo de vida é interessante pras pessoas? Alguém já disse : "Quero ser igual a você, você é diferente!"?^

Numa era onde tudo é descartável, inclusive os valores e a fé, é muito difícil ter uma posição firme de vida que contagie as outras pessoas pro bem.

Quando o rei Dario (dadá pros íntimos) falou isso pra Daniel, foi antes de manda-lo pra cova dos leões. Daniel foi pra cova por que armaram pra ele (se não sabe, leia a bíblia), e o rei não teve outra opção senão manda-lo para servir de refeição aos leões.

Mas o rei sabia que Daniel tinha uma fé contagiante. E ele se destacava por isso. Por isso quando o rei diz essas palavras do inicio deste post, é porque o rei já estava contagiado pela fé de Daniel.

Se você não contagia ninguém com sua fé, entenda que contagiar com fé não é se tornar um pregador, ou andar com a bíblia embaixo do braço, mas mostrar no dia a dia como Jesus trabalha através de você, seja jogando bola, ou resolvendo assunto de trabalho. Bom, se você não contagia, como eu estava dizendo (ou digitando), repense sua vida. Peça a Deus uma nova ótica, um novo olhar, e seja contagiante igual esse vídeo:






PS - Amanhã é domingo, então estão todos convidados a aparecer na classe dos jovens as 9:00, aprender muita coisa legal com o tio Mario (se você me perguntar "que Mario?" eu não vou responder educadamente), e as 18:00 a união dos jovens com a nova direção na direção! Rá!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Esperança.




A esperança é a última que morre. Triste de quem tem uma sogra com esse nome. Mas não é sobre sogras que eu vou falar. E sim de esperar. Em Hebreus 4, nós temos uma idéia do que significa esperar pra Deus, e de como Ele fica IRRITADO quando desobecemos essa ordem.

Um grande exemplo que me vem a mente é o povo de Israel na saída do Egito, que mesmo mediante toda as provisões de Deus, ao saber que teriam um terrível obstaculo pela frente para poder entrar na terra prometida, amarelaram, defecaram-se nas calças e desesperaram-se, esquecendo que a terra prometida, foi prometida por Deus. Por causa disso, Deus não permitiu que aquela geração entrasse na terra prometida e bla, bla bla, não sabe vai ler a bíblia.

E hoje em dia nós continuamos a irritar Deus com nossas inseguranças e incertezas, tentando dar uma ajudinha a Deus, já que Ele até agora não se mexeu, " deve ta ocupado jogando buraco com os anjos".

Mas quando desobedecemos essa ordem de esperar, relaxar, irritamos Deus por que estamos blasfemando o nome dEle. Estamos duvidando do caráter dEle, que é a bondade e a fidelidade. Estamos dizendo pra Ele: " Deus, eu confio nas leis da física. Confio que a 100 graus Celsius a água passa do estado líquido para o estado gasoso. E eu descanso nisso. Mas eu não confio na sua bondade, nem no seu caráter. Não acho que você vai me ajudar, acho que você pode até mudar de idéia por que eu sou muito pecador. Então, deixa que eu resolvo esse problema sozinho. Posso perder noites de sono e lágrimas, mas vou resolver."

É um bom motivo pra se irritar, né?

Então, fica meu conselho: Espera! Se a biblia fosse escrita hoje, Deus diria: " Relax, No stress!!". Deus é bom, Ele te ama e esse caráter dEle é imutável, mesmo que sejamos inconsistentes e falhos. Peça ao Espírito Santo de Deus que trabalhe isso em você, que te dê a calma e a paciencia diária até chegar ao seu objetivo.

Era isso pessoal. Aloha Mahalo.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

FAÇA SUA PARTE!

Fala pessoal, este blog uma vez por semana vai dar a oportunidade de alguem expressar o que sente através de um post. E o primeiro post fica com a Amanda!

VOCÊ FOI CONVOCADO. E AGORA? CHEGA JUNTO!
Tem uma frase que me dá arrepios quando ouço... acredito que a maioria de vocês já deve ter ouvido também, ou até mesmo dito (confesso: eu também já disse!)... a frase é: “Eu não tenho tempo pra fazer isso ou aquilo na ‘igreja’... estou muito ocupado”. Ai ai ai...
Gostaria de refrescar nossas memórias com alguns textos bíblicos.
Quando Jesus chamou os discípulos, eles estavam trabalhando. Pedro e André estavam pescando, Tiago e João consertando redes (Mateus 4:18-22) e Mateus estava na coletoria (Mateus 9:9). Isso significa que Deus não espera que Sua obra seja feita por um bando de desocupados! Ter tempo para Ele é uma questão de prioridade, por isso Ele convoca pessoas ativas, cheias de ocupações, porque os desocupados têm muito tempo livre, não precisam abrir mão de nada por Deus. E o que é viver o Evangelho? É ter uma vida abundante; ter a paz que o mundo não dá; e muitas outras coisas que eu poderia ficar aqui listando... mas não seria uma vida de renúncias também? SIM. Esse é o “X” da questão... o que o Pai quer é saber se você está disposto a abrir mão de suas vontades por Ele. Sacou?
Muitos podem estar pensando: “eu não sei fazer nada”, ou “só sei fazer isso ou aquilo”. Muito bem. Se não sabe, melhor ainda, porque quem vai agir não vai ser você, e sim o Espírito de Deus. E o segundo grupo que sabe (ou acha que sabe) alguma coisa, você meu (minha) caro (a) deve ensinar/treinar a outros para que a obra cresça. Dêem uma lida em Êxodo 35:30-35. Se você se julga pequeno, pouco capaz, você é a pessoa certa para Deus usar (Aleluia), porque Ele não convoca pessoas cheias de si, mas aqueles que dependem exclusivamente do Seu poder para tocar o barco. É F A N T Á S T I C O quando nos colocamos nas mãos de Deus e vemos o que Ele faz através de nós... coisas que nem imaginávamos sermos capazes de fazer! Nem imaginávamos porque não poderíamos mesmo fazer sozinhos. Tenho um exemplo pessoal sobre isso...
No início de 2008 fui convidada pelas “tias” Euda e Ester para fazer parte do Departamento Infantil da PIBF (aiii Primeira Igreja Batista da Freguesia). Sabem o que eu respondi? “Senhor, passa de mim esse cálice” (ainda fazendo piadinha tosca...). E adivinhem o que aconteceu? Lembram de uma campanha que a Irmã Eunice fez, pedindo que algumas pessoas abrissem suas casas para fazer um trabalho de evangelismo com as crianças vizinhas (Classe de 5 dias)? Pois é... entrei de gaiato no navio na Classe de 5 dias na Covanca nas férias de Julho de 2008 (quem não souber o que é isso, terei o prazer de explicar), e estou lá até hoje, graças a Deus. Mais de 70 crianças já ouviram sobre Jesus!!! Sem contar os adultos, mas essa história já daria outro texto, fica pra depois... Queridos, eu nunca tive vontade de trabalhar com crianças, nunca fiz nenhum tipo de treinamento para isso, também não sou nenhum gênio. Sou só uma pessoa que aceitou o desafio e está colhendo saborosos frutos. E quer saber? Tenho tempo pra faculdade, família, namoro, igreja, lazer...
Talvez você esteja pensando que não tem espaço pra você, que já tem muita gente trabalhando, mas não se engane. Nosso Mestre disse que a seara é grande, mas poucos são os trabalhadores (Mateus 9:37), e Ele também nos ordenou (A TODOS NÓS) que falássemos do seu Evangelho (Mateus 28:18-20). É importante ofertarmos para missões, é importante orarmos, mas essas coisas não nos isentam de IR. Assim como Arão e Hur sustentaram as mãos de Moisés levantadas para que Josué vencesse Amaleque (Êxodo 17:10-13), os que estão com as mãos ‘na massa’ também necessitam de ajuda para continuar com os braços erguidos, seguindo em frente. E você pode sim ajudar de alguma forma, mas para isso é necessário estar perto dos que trabalham (Arão e Hur estavam lá, na cola de Moisés).
Temos que lembrar também que desocupados na igreja só dão trabalho. Já era assim na igreja de Tessalônica, hoje não é diferente (2 Tessalonicenses 3:6-16). É muito melhor fazer algo útil, somar forças ao exército de Cristo, do que ficar de picuinhas, fofocas, se metendo na vida alheia, etc. (esse assunto também dá outro texto).
Alguns podem estar pensando que fizeram (ou tentaram fazer) coisas que não deram certo, ou que não viram o resultado daquele trabalho... pois bem. O “tio” Paulo em 1 Coríntios 3:6 disse que “ele plantou, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus”, e nessa mesma carta em 15:58 afirma que “em Deus nosso trabalho não é vão”... então essa sua desculpa também está furada. Tem uma frase que o pessoal do Alfa e Ômega (grupo de universitários cristãos da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo) cita que gosto muito... é assim: “O êxito ao testemunhar consiste simplesmente em tomar a iniciativa de compartilhar a Cristo, no poder do Espírito Santo, deixando os resultados com Deus.” Diante disso tudo, só tenho mais uma coisa a dizer: ‘Vamo que vamo’ fazendo nossa parte sem nos preocupar em ver os resultados ou ganhar elogios, porque isso não cabe a nós. Levanta dessa cadeira e mexa-se, porque o tempo está passando! Chega junto!
Fiquem com Deus.


Ela escreve pouco né? Mas escreve bem! E aí o que você achou? Concorda? Discorda?

Tem algum texto bacana? Procura a gente pela net ou la na PIB mesmo!

Paz!!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Seja o mesmo mas não seja sempre o mesmo.





Estamos numa época onde somos estimulados a tentar ser as outras pessoas, a imitar as pessoas de sucesso, a negarmos nós mesmos e sermos o próximo. Muitas vezes isso acontece em nossos arraiais (anarriê). Somos estimulados a nos desfazer de nossas identidades, e imitarmos o irmão da igreja que talvez seja a sensação do momento. Geralmente pessoas tradicionalistas fazem isso.

Mas o que Jesus disse? Ele quer que o imitemos. Mas imitar como? Deixar o cabeloo crescer, a barba também, colocar um aquario amarelo na cabeça e andar de túnica por aí?

Não, Ele quer que o imitemos sendo nós mesmos! Deus nos criou com uma identidade única onde ninguém pode ser igual a você e ter a mesma bagagem que você ( a bagagem da mulher melancia então é enorrrme, desculpa, não resisti, Jesus perdoa).

Ele quer que o imitemos sendo sal da terra. Reparou que o sal quando colocado em justa medida, dá um realce na comida? Então, Jesus não quer que todos tenhamos gosto de sal, mas que possamos salgar a vida das pessoas.

Pare de imitar os outros! Imite a Jesus! Seja você mesmo!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Incoerência



Na nossa caminhada cristã muitas vezes nos pegamos num caminho de incoerência. Pregamos uma coisa e fazemos outra. Só que aparentamos estar sempre fazendo o certo. Mas de perto, ninguém é normal. E quando fingimos que somos o que não somos por não sermos aquilo que gostaríamos de ser (alguém entendeu?), nos tornamos pessoas falsas, santos de pau oco (se não sabe o que é isso volta pra aula de história). E com isso a gente foge completamente da nossa verdadeira essência, passamos a criar novas identidades, temos o eu-trabalho, o eu-faculdade, o eu-igreja... e na primeira pedrada da vida, tudo se desfaz, e você não sabe quem realmente você é.

Fuja da incoerência. Fuja de ser quem você não é. Seja quem Deus quer que você seja. Ele quer que você seja você. Já reparou que seu Windows XP as vezes para pra fazer atualização? E que mesmo assim as vezes ele da bug? (maldito seja Bill Gates!). Permita Deus fazer esse upgrade diário em você. Você pode até dar bug. Mas Deus jamais vai desistir de você.

Se você acha que é o mais pecador da tchurma, me despeço com o mesmo drama vivido pelo tio Paulo:

"Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;"
Romanos 7:19-22

Namastê. (hahahahahhah)

Sobre o conhecimento de Deus

Uma coisa que me incomoda na mídia em geral, é a associação que fazem entre religião e ignorância. Parece que as pessoas que tem fé são um bando de idiotas que ficam balbuciando frases feitas aprendidas nas igrejas e incapazes de debater qualquer outro assunto ou então de uma reflexão mais profunda.

Na verdade, fico até mesmo irritado quando um vejo um monte de gente que não entende absolutamente nada sobre religião, especialmente o cristianismo, falando um monte de bobagens como se fossem os maiores especialistas no assunto.

Afinal, a Bíblia nos convida a ser ignorantes? É claro que não! Para ser até óbvio demais, Provérbios, está lotado de versículos que nos convidam ao estudo, a obtenção de conhecimento. Por exemplo, Prov 23:12 - "Aplica o coração ao ensino e os ouvidos às palavras do conhecimento.", ou ainda, Prov 24:5 - "Mais poder tem o sábio que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto."

Em toda a Bíblia, vemos uma infinidade de conselhos úteis e práticos que se aplicados na sociedade atual, tornariam os homens mais calmos, honestos, menos embrutecidos, ignorantes... mas não as pessoas preferem fazer citações de Friedrich Nietzsche, um filósofo alemão desequilibrado e infeliz cujo obra não constroi nada, só ensina a glorificar o individualismo e criticar o cristianismo.

Deixo para vocês um citação de Charles Spurgeon, que li num excelente livro chamado "O conhecimento de Deus" de J. I. Packer...

"Nada é melhor para o desenvolvimento da mente que contemplar a divindade. Trata-se de um assunto tão vasto, que todos os nossos pensamentos se perdem em sua imensidão; tão profundo que o nosso orgulho desaparece em sua infinitude. Podemos compreender e aprender muitos outros temas, derivando deles certa satisfação pessoal e pensando enquanto seguimos nosso caminho: "Olhe, sou sábio". Mas quando chegamos a esta ciência superior e descobrimos que nosso fio de prumo não consegue sondar a sua profundidade e nossos olhos de águia não podem ver sua altura, nos afastamos pensando que o homem vaidoso pode ser sábio, mas não passa de um potro selvagem, exclamando solenemente: "Nasci ontem e nada sei". Nenhum tema contemplativo tende a humilhar mais a menste que os pensamento sobre Deus..."

Por isso, deixa de ser mané e vai estudar! E principalmente, lei sua Bíblia!
Pax!
Mario

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Para refletir




"Entrai pela estreita, porque larga é a porta da perdição e espaçoso o caminho que a ela conduz, e muitos são os que pôr ela entram. Quão pequena é a porta da vida ! Quão apertado o caminho que a ela conduz! E quão poucos a encontram !" - Mateus 7:13-14

Do que sua vida tem se alimentado? De pão da vida ou do podrão da morte? Talvez você esteja se sentindo pesado, cansado e desanimado espiritualmente. Pode ser que você tenha que cortar algumas coisas da sua dieta diária, e fazer uns exercícios pra ficar em forma. E mudar novamente sua dieta, a base de água da vida (não é agua-viva) e ão da vida. Com essa dieta, seu coração vai bater forte, a vida vai pulsar em direção daqueles que aind aestão sob a influência da obesidadis ispiritualis.

Repense sua dieta. Antes que você acabe não passando na porta. Ou fique entalado.

Dica de site

Pessoal,
segue dica de um site bem interessante.
Trata-se de um projeto de digitalização da copia mais antiga e completa do novo testamento em grego.

http://www.codex-sinaiticus.net/en/

Abraço!Mario

domingo, 5 de julho de 2009

Sobre usos e costumes

Já começou o Douglas polemizando com o vídeo dessa “rave gospel”... hum...que coisa de louco, heim?! Quero ver os comentários!

Apesar de estranho, e obviamente engraçado, o vídeo é muito apropriado para ilustrar o que conversamos nas ultimas 2 reuniões na EBD.

Basicamente, identificamos que na Bíblia não há um padrão estabelecido e detalhado sobre como organizar uma igreja. Não há um organograma pré-estabelecido com cargos e funções ou um manual de procedimentos e práticas que determinem como lidar com os diversos aspectos administrativos e espirituais da igreja.

O que vemos na Bíblia é que nos foi dada liberdade para adaptarmos a igreja às necessidades temporais, geográficas e sociais da comunidade onde está inserida.
É importante, entretanto, que tenhamos muito cuidado para não cairmos na armadilha do relativismo, ou seja, o conceito de que não existe certo ou errado, que tudo é relativo (escrevo sobre relatividade outro dia).

A palavra de Deus (louvado seja) não deixa espaço para relativismos. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é a verdade absoluta, o único caminho, a fonte de vida. E a doutrina bíblica é sim ou não, sem espaço para “áreas cinzas”.

E o que esta doutrina bíblica nos ensina é que com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo como alvo, decência, ordem e racionalidade, podemos celebrar o evangelho Cristo em qualquer lugar, a qualquer hora e da melhor maneira possível.

Seja na África, na China, em São Paulo, Rio ou Europa, a palavra de Deus deve ser pregada de modo a ser facilmente entendida e provocar uma transformação interna nos povos do mundo. As bases destas mudanças não são tipos de roupas, formas de adoração ou usos e costumes pré-determinados, mas sim o amor de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, sua palavra (a Bíblia) e o Espírito Santo.

Para concluir, em relação a “rave gospel”, para mim não parecem se adequar dentro do padrões de ordem conforme nos escreveu Paulo em Primeira Corintios 14 (recomendo a leitura atenta de todo o capítulo), onde destaco o versículo 33 que diz que “Deus não é Deus de confusão, senão de paz....”

Comentem! Paz!!!!
Mario

Gênesis

Olá, tudo bem?

É com essa pergunta muito comum de Paulo Henrique Amorim que iniciamos este blog. Aqui você, meu caro e valoroso jovem, irá estar a par do que a rapeize da Unijovem da PIBF (Primeira Igreja Batista da Freguesia, pombas!) está tramando.

Péssimo paragrafo esse anterior né? Enfim, fica junto com a gente, porque aqui você vai saber o que rola na EBD (Escola Biblica Dominical, caramba!), União, eventos e algumas reflexões maneiras, e assim estaremos estimuland a comunhão entre nós pra deixarmos o Corpo de Cristo saradão, e sem as banhas e placas de colesterol.

Abraços a todos, e que tenhamos uma igreja animada que nem essa:

Paz de Cristo para todos.