Não sou especialista no assunto, mas recentemente li numa dessas revistas de ciencias nas bancas sobre o assunto psicopatia. E numa dessas reportagens, falava um pouco do perfil do psicopata, que me trouxe umas perguntas que gostaria de partilhar com vocÊs.
O artigo dizia que o psicopata não desenvolve a empatia, ou seja, não consegue se compadecer de ninguém. O mesmo é incapaz de ter um senso moral, e é capaz até de matar para atingir os objetivos que venham trazer prazer a ele. O psicopata pode desenvolver tambem um senso de camuflagem, de se misturar, de forma que jamais possamos perceber que ao nosso lado temos alguém com essa patologia.
Bom, pelo menos foi que li por alto, e se tiver um especialista no assunto, que nos esclareça nos comentários.
Mas o que me veio a mente foi o seguinte:
Um camarada que se diz cristão, está presente todos os cultos, comparece nas reuniões, tem aparencia de piedoso, é impossível achar defeito nele a olhos humanos, mas que não consegue deixar de ser egoísta, que procura obter as coisas através de seu próprio esforço, custe o que custar, que usa do poder de Deus até para orar contra determinada pessoa que cruza seu caminho, que não consegue se compadecer da dor alheia, e suas orações são somente para seu próprio prazer...
...essa pessoa não pode ser considerada um psicopata gospel?
E se uma pessoa se encontra em dúvida se é ou não, não seria necessário negar a si mesmo, e pedir que o Espírito de Deus a sondasse, e pedisse que mostrasse tudo que ele precisa corrigir? Mas negar a si mesmo vai contra o principio do psicopata... Encarar um discipulado, um relacionamento em que seja passível de confrotação vai contra sua natureza... aí pergunto de novo...será que o psicopata gospel realmente conheceu a Cristo? Ou conheceu os cristos que estão por aí?
Bom, me veio a mente essa pergunta, se alguém quiser levar esse papo adiante, fique livre pra comentar...afinal, perguntar não ofende....né?
Por Douglas
sábado, 21 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tem um problema conceitual nisso... o psicopata é um doente (daí, "pata"), e sua doença é justamente não ter esse senso crítico pra reprimir impulsos primitivos (segundo Freud), como o d, p ex, matar um semelhante para obter algo q necessite.
ResponderExcluirIsso é diferente do egoísta, q vc descreveu em seguida, pq este tem o senso crítico(ou, pelo menos, o tem deturpado), mas mesmo assim vai contra esse senso. D certa forma, isso parece ser até pior.
Definidos esses conceitos, diria q existem os "egoístas gospel".
Sim sim, mas seria torcer muito ao dizer que o dominio do pecado é uma doença, só que através de Cristo ela se torna curável?
ResponderExcluirEu acho que todo aquele que conheceu a Cristo deve ler esse texto e se perguntar:
ResponderExcluirSerá que eu me encaixo nesse perfil?
Só o fato de fazer essa pergunta já demonstra que vc não é um psicopata gospel.
Interessante o questionamento... só não vou responder a fundo agora pq tô enrolada com as provas da facul, mas prometo que comento com respaldo médico-científico!
ResponderExcluirAté mais