sábado, 14 de novembro de 2009
Confú-são
"È preciso que toda pessoa se conduza como se estivesse sendo observada por dez olhos e apontada por dez mãos" - Confúcio
Eu gosto de ler muita coisa, gosto muito da cultura japonesa, chinesa, tem coisas interessantes por la, Muito interessantes, na verdade. E tal como Paulo, sempre busco examinar tudo e reter o que é bom. E assim achei essa frase.
Achei ela bem interessante, dita por Confúcio, e quem não conhece que estude história, faz bem de vez em quando, e refeletindo sobre essa frase, pude destacar 2 ensinos bíblicos que com certeza não era a intenção de Confúcio, mas por cagada (ops, defecada), ele acertou, em meu ponto de vista.
"È preciso que toda pessoa se conduza como se estivesse sendo observada por dez olhos..." - Bom, eugostei dessa frase, por que me lembrou o salmo 139. Me lembra que onde quer que eu vá, estarei sendo observado, nãopor 10 olhos, mas pelo olhar de Deus. Não importa onde for, Ele lá estará. Então achei interessante por isso, pois nós cristãos, muitas vezes esquecemos dessa presença, e conduzimos nossas vidas muitas vezes de forma vergonhosa. Ou sou só eu?
E outra coisa, quem tem essa percepção, sabe que mesmo quando está sozinho, quando não tem ninguém vendo, Ele ali está sendo observado, pois jamais foi abandonado pelo amor e cidado do Pai.
"... e apontada por dez mãos" - Bom, essa parte me lembrou um outro trecho, em 1 Pedro 5:8, em que diz que o diabo anda ao nosso derredor, como um leão, procurando nos devorar. Bom, creio que todos nós saibamos quem é que se levanta a acusarnos, quem é que aponta os dedos para nós, dizendo que não somos dignos da salvação, que somos mal religiosos, que somos pecadores, que somos egoístas, individualistas, que aponta nossos defeitos e os usa contra nós. Não sabe? É o capiroto, lúcifer, chico-tripa, carcamano dos infernos. É ele que tem ódio quando decidimos trilhar o caminho amor, da luz, o caminho estreito, que significa partilhar e não acumular, que significa perdoar, pedir perdão, abrir mão de orgulho, sorrir nas tribulações, e dar graças a Deus independente da situação.
E quando falhamos, pois somos imperfeitos, quando deixamos nosso ego tomar as decisões, esquecemos de olhar pro próximo, de olhar pra cima, essas 10 mãos nos são apontadas, com veredito de destruição e execução. Mas aí entra a Graça de Deus. Pois quem aceita o sacrifício de Cristo e o senhorio dEle em nossas vidas, já não tem acusação nenhuma. Não que isso nos permita pecar. Creio que a Graça se coloca com uma barreira entre nós e a consequencia do pecado no plano espiritual, cuja consequencia é a morte, não física, mas espiritual, ao meu ver, mas as consequencias aqui na terra, muitas vezes padecemos, podendo inclusive ser consequencia de morte. Passa a mão na bunda de um negão de 2 metros armado pra você ver...mas tem vezes que a Graça e misericórdia, nos livra até das consequencias aqui na terra. Quem nunca se meteu numa enrascada e saiu ileso? Porém eu aconselho, não abuse da Graça, isso é ser muito miserável. Deus me perdoe.
Bom, Confucio jamais teve essa intenção creio eu, mas creio que sua sabedoria aqui na terra trouxe algumas coisas muito interessantes, e que se quisermos, podemos analisar a luz da Palavra de Deus. Se encaixar, aplique. Se não encaixar, joga fora.
E aí, concorda com minha interpretação? Ou torci demais? Me ajude nos comentários.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Na minha opnião vc não está torcendo nada!!!
ResponderExcluirTemos sempre algum ensinamento positivo que pode ser retirado de outros autores que não só os "bíblias". Só que para isso é necessário estar aberto e desprovido de pré-conceitos.
Abç