Esses dias após conversar com um amigo meu que se afastou, comecei a pensar sobre a questão da vida fora da igreja, e a vida fora do templo.
Com isso, acabei trazendo a mente as idéias de igreja em casa, que a internet e os canais de tv e radios oferecem, e uma pergunta me veio a mente: É possível ser cristão em casa?
Aliás, é comum conhecermos pessoas que tem o pensamento - Ah, tenho um bom relacionamento com Deus, e não preciso de igreja. A igreja é falha. - E é possível encontrar pessoas aparentemente felizes com esse pensamento.
Bom, na minha humilde opinião, esse é um pensamento bastante equivocado. Bastante mesmo. Não dá para ser cristão fora do convívio da igreja.
"Ah, mas nós somos templo do Espírito Santo, e Deus não habita em casas feitas por homens e bla bla bala etc e tal..." - É exatamente por isso que precisamos um dos outros. Por que não dependemos mais de espaço físico para lidar com Deus, porém dependemos de espaço físico para lidar uns com os outros.
Nós somos o povo de Deus, a casa de Deus, o corpo de Cristo, e cada um passa a ter suas próprias atribuições, suas individualidades, mas que acrescentam muito no convívio de nós, cristãos.
E se não acrescenta, creio que é necessário rever os conceitos. Não digo que você deve ser um caçador de ministério, mas sim estar presente e atuante dentro de nosso convívio.
Mas por que é necessário esse convívio? Porque não posso ser cristão fora do ambiente de igreja?
Se você perguntar pra mim, vou te responder que segundo a Palavra, se queremos ser perdoados de nossos pecados, que peçamos perdão a Deus, e que se quisermos ser curados, que confessemos nossos pecados uns aos outros. Nós só poderemos ter experiências com Deus plenas, só poderemos crescer espiritualmente se nós nos dispusermos a caminhar o caminho do discipulado, e esse caminho não é um caminho solitário.
Outra resposta, seria que uma ovelha separada de seu grup, é alvo fácil de ataques do predador (não é o do cinema não, se bem que...pode até ser, o cara fica invisivel, ataca pelas costas...enfim, fica pra outra conversa isso). Em grupo podemos questionar, estudar, discutir, aprender, e temos menos chances de sermos enganados por falsos mestres, falsas doutrinas.
E como Jesus diz, Ele é a videira, e nós os ramos. Então, no tronco em que estamos ligados, temos mais vários e vários troncos, nossos irmãos, e juntos somos um só. E numa árvore cuja personificação Jesus assume, só podemos dar um fruto que é Jesus. Se a macieira dá maçã, Jesus dá...Jesus.
Por isso, um galho afastado, sem raiz, sem o cuidado do jardineiro, jamais poderá dar o fruto proposto, apenas serve para ser queimado.
E com isso, eu bato na tecla relacionamento. A meu ver, sem relacionamento, tudo é superficial. Sem relacionamento, eu não tenho como exortar, compadecer, enturmar, alegrar, crescer. Creio que é até possível sobreviver numa vida cristã com relacionamentos dominicais, mas aí, é uma vida muito pobre , com muita coisa perdida.
Creio que a igreja, o corpo de Cristo existe para adorar ( que pra mim significa andar como Jesus andou), edificar, crescer, e espalhar as boas novas. Existe para confrontar os valores do mundo, as falsas doutrinas, abrigar os necessitados, ajudar quem precisa, sinalizar o Reino de Deus.
Que a gente não possa esquecer disso.
E aí, falei muita besteira? Não? Quer acrescentar algo? (Até por que esse tema é inesgotável), então comente! Quero aprender com você!
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sugestão "burocrática": vcs poderiam colocar o autor no final de cada artigo (ou "Por Fulano" no início), bem como as referências, caso haja alguma menção a versículos ou passagens em outros livros. Alguns eu não sei quem escreveu (apesar d saber q o Douglas escreve a maioria q não tem título específico - como, p ex, "Era só mais um Silva").
ResponderExcluirAssino em baixo d tudo isso. A questão é me parece q os adeptos do "Cristo em casa" entendem q simplesmente ser caridoso com as pessoas no dia-a-dia basta. Aí eu pergunto: pra q, então, Jesus, e depois os apóstolos e toda a igreja (se reuniam d casa em casa), se reuniam tanto? Jogar bolinha d gude?
"Se a macieira dá maçã, Jesus dá...Jesus."
ResponderExcluirA D O R E I !!! É isso msm... domingo pela manhã o Pr Reginaldo falou mto sobre isso... não existe corpo sem membros. Precisamos uns dos outros pra nos fortalecer, ajudar, aprender, crescer, sermos moldados e etc.
A igreja é tão importante que foi criada por ninguém menos que o próprio Jesus. Reconhecê-la como indispensável é fundamental.
Acho que quem dá a desculpa de fazer parte da "igreja Cristo em casa" pq a igreja terrena tem suas falhas, é pq não olha pro próprio umbigo. Oras, se eu que sou falha faço parte da igreja, é óbvio que ela não pode ser perfeita! Se todos pensarem assim, essa lenga-lenga acaba.
Concordo plenamente tbm....Não á força comparada ao povo de cristo reunido....
ResponderExcluirAcho sim que erramos, quando por desleixo tornamos a igreja um encontro dominical, e não um convivio intimo de relacionamento e ajuda mutua.. na verdade esse tem sido um ponto a se pensar, ja que a igreja apresentada no novov testamento era bem diferente da nossa, onde tudo lhes era comum, nao quero fazer apologia a socialismo, mas creio que ainda somos muito individualistas.!!
AMEI o post! Entendo que a questão central do Evangelho é o relacionamento, seja com Deus, seja o interpessoal - manifestação dEle. Para se viver com CORPO é preciso respeitar as diversidade dos MEMBROS e aprender com isso, o que requer de mim uma paciência que ainda não alcancei. Viver em Igreja é um exercício de tolerância para mim às vezes tão difícil quanto viver em qq grupo. Mas como seria ser CORPO ESQUARTEJADO? Muito ruim! Como poderia compartilhar erros, experiências de evangelização, bençãos e esperança, desenvolver o amor, a tal tolerância? Jesus bem sabia o que estava fazendo qnd se reunia tanto! Ah, jogar bola de gude também é ser igreja (só pra pentelhar o Rafael hihihih)
ResponderExcluirE concordo total com Amanda!!! Se sou imperfeita e estou lá, tenho que entender posições diferentes, pq é muito bom e revigorante estar em um lugar de imperfeitos buscando a estatura do varão perfeito!!!
ResponderExcluirNão sou adepto do "Cristo em casa". na verdade, até concordo com tudo o que o Douglas disse, mas vislumbro algo que vejo com frequência nas igrejas: Adoração à igreja ou à denominação. Nesse contexto, caimos na pergunta do Rafael logo acima, ainda que num outro contexto: Pra que Jesus?E, parafraseando: Pra que Jesus se temos a igreja?
ResponderExcluir( Não me apedrejem...rsrsrsrsrrsrs)
É preciso termos em mente que a igreja é importante sim, ou melhor, imprescindível, mas o nosso relacionamento pessoal com Jesus Cristo é mais do que isso. O probema não está em ser adepto do "Cristo em casa" ou ser "igrejeiro", mas sim o motivo pelo qul fazemos qualquer coisa.