quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Bate-papo 2

Em mais um bate-papo virtual, gostaria de partilhar com vocês uma dúvida e ao mesmo tempo refletirmos e meditarmos.

Reparei que existem 2 correntes de pensamentos acerca do Reino de Deus. Uma delas, diz que o Reino de Deus, por não ser nada "palpável", vamos por assim dizer, é algo para somente depois desta vida, e que aqui na terra, o mundo jaz no maligno. E como cristãos, devemos nos conformar com isso, já que estamos nos minutos finais. O único que temos a fazer é levar o evangelho, que significa salvar as almas do máximo de pessoas que vermos e pudermos.

Também temos uma outra que diz que o Reino de Deus já chegou, e inicia-se nesta terra. E que com Cristo soms convidados a tirar não só a alma das pessoas do inferno, como a elas todas. Somos convidados a cuidar de nosso planeta, como parceiros de Deus, tal qual em gênesis Deus nos confiou a terra. E dessa forma estaremos trazendo tudo a submissão dEle. Então não basta salvar a alma da pessoa, como cristão devemos salvar também a vida da pessoa, seja da fome,
do frio, da dor, da doença...

Enfim, são duas correntes distintas, eu apenas pincelei sobre as duas, porém deixo minha opinião:

Eu tento conciliar esses 2 pensamentos. Creio sim que com Cristo é chegado o Reino a nós. Creio que temos o dever de tirar as pessoas do inferno, e o inferno das pessoas. Acredito que devemos cuidar do nosso planeta, mesmo que ele esteja fadado ao fim, mas isso não me exime do meu dever de colocar todas as coisas a subserviência de Deus. Creio que por causa disso, tenho que ser excelente, e todas as coisas por mim adquiridas, devo consagra-las e entrega-las ao meu Senhor, que é Jesus. Logo, minhas posses não são minhas, mas de Deus. E quando Deus ordenar, e o Espirito Santo tocar, partilharei e ajudarei a quem precisa. Creio que isso é ajuntar tesouros nos céus. Mas sei também que o reino não termina aqui. Ele começa aqui. E pra onde vamos precisamos estar com um corpo incorruptível. E pra isso, preciso ter a consciencia de que tudo aqui embaixo é bom, porem efêmero. O mundo jaz no maligno, mas somos convidados a vestir a armadura de Deus para enfrentá-lo, e movidos pelo combustíve que é o amor, que vindo de Deus, nos constrange.

Podia dizer muito mais, mas creio que é um bom ponto de partida.


Espero a ajuda de vocês para debatermos e assim crescermos juntos.

Por Douglas.

5 comentários:

  1. Eu confesso que resisto um pouco à visão de que esse mundo vai acabar e nós seremos transportados para um lugar novo.
    Bom, Deus não se arrepende da sua criação e, nãop é pq ocorreu um erro de percurso que ele vai inutilizar tudo ( a prova disso é que nós ainda estamos aqui). O que terá fim será o pecado e não o Planeta, o mal e os inimigos de Deus. Acredito que haverá renovação total no que hoje conhecmos como mundo, até porque, Jesus falou algumas vezes que o Reino de Deus está dentro de nós. Qual seria o propósito do Reino de Deus estar dentro de nós se fosse algo só para o futuro? Nós aqui estamos participando da renovação espiritual do planeta que se concretizará com a volta de Jesus. A Revolução já está acontecendo e exércitos de Deus estão se levantando nos 4 cantos do mundo.
    É importante salientar contudo, que não importa como ou quando vai ser , mas sim o fato de que Deus reinará.

    ResponderExcluir
  2. Preciso confessar que tive que ler duas vezes o texto para entender o que vc estava querendo dizer...

    Gente sinceramente acho dificil emitir uma opnião sobre a questão. Isso está mais para o Pr. Reginaldo e Jonanias e nossos amigos seminaristas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Com certeza são pessoas a serem consultadas!

    ResponderExcluir
  4. Entendo que de fato o Reino de Deus já chegou, não tem aparência visível e está dentro de cada um de seus "participantes". Quanto às obras, gosto de uma frase que acho que foi Ed René Kivitz quem disse ou citou em uma mensagem: "Ninguém será salvo pelas obras, mas ninguém será salvo sem elas."

    Que Jesus vai voltar, disso ninguém tem dúvidas, mas o Reino já chegou. Nós fomos "escolhidos e designados para irmos e darmos fruto" desse reino, e "fruto que permaneça", o que eu entendo ser necessariamente refletido nas nossas obras, obras que sinalizem que o Reino de Deus chegou e está em nós, que cremos no Rei.

    PAZ! E que o "Paracleto" nos guie a toda a verdade, até a plenitude de Cristo gerada em nós, pedras vivas da casa espitual do Senhor!

    ResponderExcluir
  5. Entendo tb que há dois sentidos:

    1. O Reino de Deus como a presença Dele em nós, pelo Espírito Santo. Com isso, o Reino de Deus já chegou.

    2. O Reino de Deus como um reino físico, o "Milênio" ao qual a Bíblia se refere, q é o reino físico de Deus na Terra. Esse está no contexto do fim dos tempos. Quanto a destruição, os textos escatológicos (sobre o fim dos tempos) indicam isso. Até lemos um texto desses nos últimos domingos, q falava q os elementos seriam queimados. Ou seja, por um lado, haverá o Reino do Céu na Terra, mas por outro, muitas coisas acontecerão para prepará-lo.

    Mas concordo q os seminaristas e teólogos de plantão poderiam esclarecer em maiores detalhes.

    ResponderExcluir